Os misteriosos Voorwerp de Hanny (Voorwerp, palavra em holandês que significa objeto), is são de fato enormes, de tamanho semelhante ao da Via Láctea, e apresentam um brilho forte em luz esverdeada, produzida por átomos de oxigênio ionizados.
Acredita-se que sejam caudas gravitacionais de matéria deixada por uma antiga fusão galáctica, illuminados e ionizados pela explosão de um que habita o centro da distante galáxia espiral IC 2497. Sua emocionante descoberta, em 2007, pelo professor escolar Hanny van Arkel, quando participava online do projeto Galaxy Zoo, inspirou, desde então, a procura e descoberta de oito ou mais estranhas particularidades cósmicas.
Fotografadas nesses paineis pelo Telescópio Espacial Hubble, todos os oito aparecem próximos a galáxias com núcleos energéticos. Bem distante das galáxias a eles associadas, esses objetos são também, provavelmente, ecos de atividades de quasares, iluminados somente quando a luz de explosões de núcleos de quasares distantes os atinge, para, ao final, esmaecerem após dezenas de milhares de anos após a própria explosão do quasar ter desaparecido.
Certamente, uma fusão galáctica como a iminente fusão de nossa Via Láctea com a Galáxia de Andrômeda também poderia causar o surgimento de um quasar que iluminaria nossa versão do Voorwerp de Hanny em um futuro distante .
Tradução de Luiz Leitão
Nenhum comentário:
Postar um comentário