Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Oceano subterrâneo em Encelado
Foto de Encelado, uma das 62 luas de Saturno, expelindo jatos de vapor de água através de seu polo sul. As nuvens de vapor alertaram os cientistas para a possibilidade de haver água em estado líquido sob a superfície de Encelado.
Indícios colhidos pela nave-sonda Cassini indicam a possibilidade de haver uma grande massa de água em estado líquido sob a superfície da lua Encelado de Saturno.
Medições gravitacionais feitas pela Cassini indicam a possível existência de um oceano subterrâneo em Encelado, mantido em estado líquido por "aquecimento gravitacional" ao orbitar o gigante gasoso.
A espaçonave Cassini da NASA e a Deep Space Network (Rede Espaço Profundo) descobriram indícios que indicam a existência de um grande oceano subterrâneo de água em estado líquido na lua Encelado de Saturno, aumentando o interesse científico em torno desta lua como um abrigo potencial de micróbios extraterrestres.
Pesquisadores especularam sobre a existência de um reservatório interno de água em 2005, quando a Cassini descobriu vapor e gelo de água saindo por aberturas próximas ao polo sul desta lua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário