Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Os maiores perigos ao volante

Texting While Driving Statistics
*Vide legendas, mais abaixo
Fonte: Car Insurance Comparison



Telefone celular não combina com direção

O Brasil acaba de aprovar uma lei mais rigorosa para punir motoristas alcoolizados, o que é muito bom, mas há um perigo tão grande quanto dirigir bêbado: fazê-lo falando ou, pior, escrevendo ao celular.

A tabela acima mostra as principais causas de acidentes ao volante, e os telefones celulares estão em destaque. Nos EUA, é obrigatório ter apólice de seguro do carro, e quem tiver recebido alguma multa por falar ou escrever ao telefone enquanto dirigia sofre um aumento no custo da apólice (obviamente porque passa a pertencer a um grupo de maior risco). Os telefones são cada vez mais complexos e complicados de manusear, e a tendência a causar distração em quem os utiliza é crescente.

Diz o site Car Insurance Comparison (Comparação de Seguros  de Automóveis) que mesmo falar ao celular com o dispositivo "hands free" (mãos livres) é perigoso, porém, nada é pior do que a  prática de escrever ao celular

Um motorista bêbado tem 4 vezes mais probabilidade de causar um acidente, enquanto o risco dos que escrevem ao telefone é 8 vezes maior.
"Para evitar um acidente, um motorista bêbado precisa de uma distância 4 pés (ou cerca de 1,2 metro) maior  para conseguir parar e evitar um acidente, enquanto quem escreve ao celular necessita de mais 70 pés, ou cerca de 21 metros!

A tabela acima contém outras informações interessantes, intituladas, pela ordem, de cima para baixo:

*Legendas: "drunk driver" = motorista bêbado,  "texting" = escrevendo ao celular",  "fatalities" = mortes, e "injuries" = feridos)

Telefones celulares: probabilidade de acidente e distância para reação do motorista
Mau tempo
Álcool
Sonolência
Agressividade
Aceleração não-intencional
Comer e/ou beber dirigindo
Preço médio de uma apólice de suguro de automóvel, em dólares (1 em cada 6 motoristas não tem seguro)
Custo da apólice relacionado ao número de acidentes em que o motorista se envolveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário