Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ameaças à Grande Barreira de Recifes

Um relatório condenatório da ONU lançou um alerta dizendo que o maior recife de corais do mundo, a  Grande Barrieira de Recifes, enfrenta danos irreversíveis causados pelo desenvolvimento de novos portos para dar conta do crescimento das atividades de mineração do Austrália.

O relatório, divulgado pela UNESCO diz que as dimensões do desenvolvimento proposto não têm precedentes e "representam risco de danos irreversíveis" à famosa cadeia de recifes demais de 2.000 km de extensão ao longo da costa de Queensland. E diz que o recife, colocado na Lista de Patrimônio da Humanidade (World Heritage List) em 1981,pode ser classificada como "sob risco" se as obras de desenvolvimento prosseguirem.
"O rápido aumento do desenvolvimento costeiro, inclusive da infraestrutura portuária, é uma séria preocupação," diz o relatório. "O patrimônio carece de um plano amplo para o desenvolvimento de infraestutura sustentável do recife." A Fundação Australiana de Conservação disse que o relatório é uma "desgraça nacional" e fez apelos pela sustação de novos projetos de portos até que impacto ambiental potencial seja avaliado.
No entanto, o novo premiê conservador, Campbell Newman, deprezou o relatório, dizendo que Queensland participa do "negócio do carvão" e não colocaria em risco sua prosperidade futura. Ele disse que um aumento nas atividades portuárias não ameaçaria o recife  e descartou uma revisão dos projetos aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário