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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Solar Impulse 24 horas no ar

Payerne, Switzerland: Solar Impulse, the solar-powered prototype airplane finishes it's first night flight attempt.
An experimental aircraft, the Solar Impulse, is prepared for takeoff with pilot Andre Borschberg on board from Payerne's airbase in the first attempt to fly around the clock fuelled by nothing but the energy of the sun. Solar Impulse is ultimately aiming for the aviator's dream of "perpetual flight" and to prove a point by flying through the night.
The propeller plane, with a 200-foot wingspan, is powered by four electric motors and designed to fly day and night by saving surplus energy from its 12,000 solar cells in high-performance batteries.
O Avião Solar Impulse completa viagem de 24 horas; objetivo era provar voo noturno. Na foto, sobre Payerne, Suíça.
Alimentado por painéis solares, o protótipo completou o primeiro voo-teste de 24 horas nesta quinta-feira, 8, provando que o aparelho é capaz de coletar energia suficiente durante o dia para se manter no ar à noite.
O teste faz o projeto suíço avançar mais um passo rumo à meta de circular o globo apenas com a energia do Sol.
O piloto Andre Borschberg desceu com o Solar Impulse na pista de Payerne, 50 km ao sudoeste de Berna, na Suíça, exatamente às 9h desta manhã, pela hora local.
Assistentes ajudaram a estabilizar o veículo no solo, garantindo que as asas, com envergadura de 63 metros, não raspassem na pista e fizessem o avião capotar.
"Conseguimos mais do que queríamos. Tudo mundo está muito feliz", disse Borschberg a jornalistas.
Testes anteriores incluíram um pequeno trajeto e um voo de percurso mais longo, mas o feito desta semana foi descrito como "um marco importante" pela equipe, e acontece depois de sete anos de planejamento.
A equipe afirma ter demonstrado que o avião de um só lugar pode, em teoria, se manter no ar indefinidamente, recarregando suas baterias com o uso de 12.000 células solares e nada mais. Os criadores do avião agora começam a trabalhar em um segundo aparelho solar, que será mais eficiente e terá um cockpit maior, para permitir voos ainda mais longos. Esse avião deverá ser capaz de realizar voos internacionais a partir de 2013, disse Borschberg.
O voo ao redor do mundo, quando ocorrer, será feito com cinco escalas.
Borschberg havia decolado de Payerne pouco antes das 7h da manhã de quarta-feira, permitindo que o avião absorvesse energia solar ao voar sobre as montanhas Jura dos Alpes Suíços.
O avião, com fuselagem delgada e a envergadura de um Boeing 777, conseguiu subir a uma altitude de 8.500 metros e atingiu velocidades acima de 120 km/h.
Borschberg, de 57 anos, é um ex-piloto militar suíço. Por vai das dúvidas, estava de paraquedas. "A noite foi longa, então ver os primeiros raios do Sol de manhã foi uma dádiva", disse ele, após o pouso.
O piloto afirmou ter feito exercício de yoga no cockpit para estimular a circulação e usou exercícios respiratórios e um spray de água para se manter acordado enquanto o avião voava em piloto automático.

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