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terça-feira, 29 de junho de 2010

Terrafugia, o avião-automóvel

O Terrafugia Transition foi projetado para ser uma "avião esportivo leve", o menor tipo de avião privado na classificação da FAA, com peso máximo de 1.320 libras.
Mas os fabricantes consideraram impossível atender às exigências de segurança - airbags, zonas de deformação e outros intens - que são exigidos de veículos terrestres, naquele peso.
Mas, pela única vez, a FAA concedeu ao Transition uma isenção - permitindo-o ser classificado como um avião esportivo leve, apesar de exceder o limite em 120lb.
Licenças para pilotar aviões esportivos leves exigem apenas 20 horas de voo, o que torna muito mais fácil a obtenção de brevês do que as licenças dos mais pesados.
O Transition, de dois assentos, pode utilizar sua direção frontal para se dirigir em estradas a velocidades normais de autoestradas, com as asas dobradas, com um belo consumo de 30 milhas por galão.
Chegando a uma local bom para a decolagem, um aeroporto, ou trecho de terreno de tamanho adequado - ele pode estender as asas, engatar sua hélice e decolar. As asas dobráveis são movidas a eletricidade.
Sua velocidade de cruzeiro em vôo atinge 115mph, com autonomia de 460 mihas, podendo carregar até 450 libras. Ele requer uma pista de decolagem de 1.700 pés, para decolar e cabe numa garagem comum.
A Terrafugia diz que as maiors vantagens do Transition sobre os demais aviões leves comuns é a segurança - em caso de tempo inclemente, pode-se simplesmente dirigi-lo para casa, em vez de ter de descer ou voar em condições inseguras.
A companhia diz que 70 pessoas encomendaram o carro, ou avião, deixando um sinal de US$10.000 cada uma.
O carro deverá custar U$194.000.

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