Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Metaklett, o Velcro de aço

Uma versão em aço do Velcro, resistente o suficiente para suportar edificações, está sendo desenvolvida por cientistas alemães.
O prendedor de metais é projetado para ser usado na montagem de automóveis.
A invenção, chamada Metaklett, emprega o mesmo sistema de fechamento de gancho e laço do Velcro, mas suporta cargas de até 35 toneladas por metro quadrado a temperaturas de até 1,472F (800C).
Como o popular prendedor de tecido sintético, o Metaklett é projetado para ser destacado e reutilizado, o que o torna um potencial e útil componente de engenharia, a custo baixo.
As tiras do adesivo superforte têm apenas 0,2 mm de espessura, com os delicados laços de aço capazes de fixar-se sozinhos aos ganchos, de quase qualquer ângulo.
O fixador foi desenvolvido por uma equipe do Instituto de Formação de Metal e Moldagem da Universidade Técnica de Munique, Alemanha.
"A vantagem imbatível de prendedores de gancho e laço é a facilidade de abrir e fechar novamente," diz Josef Mair, cientista do instituto. Além de suportar cargas muito maiores, o invento tem as vantagens sobre outros sintéticos de suportar altas temperaturas e a exposição a materiais corrosivos.“O calor pode ser forte, por exemplo, no setor automotivo. Um carro estacionado sob o Sol pode atingir temperaturas de até 80ºC, e temperaturas de várias centenas de graus podem surgir no sistema de escapamento", diz Mair.
Desinfetantes agressivos são usados para limpeza em hospitais, e os prendedores tradicionais são muito fracos para o uso em construções.O Metaklett foi desenvolvido para uso na produção de automóveis e sistemas de ar condicionado, mas seus idealizadores dizem que pode servir a um sem-número de aplicações.
O Velcro foi inventado em 1941 pelo engenheiro eletricista suíço George de Mestral, e, desde então, tornou-se uma alternativa popular a buttons, zíperes e cordões de sapatos.
A steel version of Velcro that is strong enough to hold together buildings has been developed by German scientists.
The metal fastener is designed to be used in car construction.The new invention, called Metaklett, uses the same hook-and-loop fastening system as Velcro but can support loads of up to 35 tonnes per square metre at temperatures as high as 1,472F (800C).
Like the popular fabric fastener, Metaklett is designed to be peeled apart and reused, making it a potentially useful and cost-effective engineering component.
Strips of the super-strength adhesive are just 0.2mm thick, with the delicate steel hooks capable of attaching themselves to the loops at almost any angle.
The fastener has been developed by a team at the Institute of Metal Forming and Casting at Technical University Munich.
“Things can get very hot, for example, in the automotive sector. A car parked in direct sunlight can reach temperatures of 80 °C, and temperatures of several hundred degrees centigrade can arise around the exhaust manifold," said Mair.
"Aggressive disinfectants are used for cleaning purposes in hospitals, and traditional hook, and loop fasteners are too weak for use in the construction of building façades."
Metaklett has been developed for use in car construction and air-conditioning systems, but its creators claim that it could be turned to any number of applications.
Velcro was invented in 1941 by the Swiss electrical engineer George de Mestral, and has since become a popular alternative to buttons, zips and shoelaces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário