O vírus de computador chegaram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), causando uma “epidemia de vírus” no espaço, segundo o especialista em segurança Eugene Kaspersky.
Kaspersky, presidente da firma de segurança Kaspersky labs, revelou no Canberra Press Club 2013, na Austrália, que antes de a ISS mudar do Windows XP para sistemas Linux, os cosmonautas russos levaram dispositivos USB de armazenamento a bordo da estação, disseminando vírus de computador pelos computadores conectados.
Os danos causados pelos vírus aos sistemas de computadores da ISS ainda não foram estabelecidos. Entretanto, Kaspersky disse que uma epidemia de vírus tomou conta dos computadores baseados no espaço, inclusive dúzias de laptops.
Os laptops baseados em Windows XP na ISS foram infectados com um vírus chamado W32.Gammima.AG, em 2008, após um cosmonauta ter levado a bordo um laptop comprometido, que espalhou o malware pela rede de computadores.
"Não é um acontecimento frequente, mas esta não é a primeira vez," disse à época um porta-voz da Nasa.
Em maio, a United Space Alliance ( http://www.unitedspacealliance.com), que supervisiona o funcionamento da ISS em órbita, mudou todos os sistemas de computadores relacionados à ISS para o sistema operacional Linux, por motivo de segurança, estabilidade e confiabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário