Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
terça-feira, 30 de abril de 2013
A Rosa de Saturno
O vórtex giratório da tempestade no polo norte de Saturno lembra uma gigantesca rosa vermelha escura circundada por folhagem verde nesta imagem artificialmente colorida da espaçonave Cassini da NASA. Medições realizadas definiram o diâmetro olho da tempestade como sendo de impressionantes 2,000 quilômetros, com a velocidade das nuvens chegando a 530 km/h (150 metros por segundo).
Esta imagem é uma das vistas do polo norte de Saturno iluminado pelo Sol captadas pelas câmeras da Cassini. Quando a espaçonave chegou ao sistema de Saturno, em 2004, era inverno no norte, e o polo norte estava escuro. A última vez que o polo norte de Saturno foi fotografado sob luz solar foi em 1981, pela sonda Voyager 2 da NASA; entretanto, a geometria da observação não permitiu ver detalhes dos polos. Consequentemente, não se sabe há quanto tempo este furacão recém-descoberto no polo norte está em atividade.
As imagens foram registradas com a câmera de ângulo estreito da espaçonave Cassini em 27 de novembro de 2012, utilzando uma combinação de fitros espectrais sensíveis a comprimentos de onda de luz próximos ao infravermelho. As imagens filtradas a 890 nanometros são projetadas em azul. As filtradas em 728 nanômetros estão projetadas em verde, e as filtradas em 752 nanômetros são projetadas em vermelho.Neste esquema,o vermelho indica nuvens baixas, e o verde, as altas.
As fotos foram tiradas a uma distância de aproximadamente 419.000 quilômetros de Saturno e a um ângulo, ou fase, Saturno-espaçonave, de 94 graus. A escala da imagem é de 2 quilômetros por pixel. NASA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário