Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
sábado, 22 de dezembro de 2012
Taklimakan, ou Taklamakan
Imagem de satélite
O maior, mais quente e mais seco deserto da China fica no extremo oeste do país. Preenchendo a Bacia Tarim, o deserto Taklimakan (ou Taklamakan) é imune aos efeitos das chuvas de monções asiáticas e tempestades árticas que levam umidade a outras regiões.
Dunas de areia em constante transformação cobrem cerca de 85% do deserto, algumas das quais chegam a ter 200 metros de altura. Os ventos costumam transportar parte da areia para o leste da China.
Parte do deserto Taklimakan é visível no interior da Bacia Tarim, na parte esquerda da imagem. Nuvens de poeira, em certos trechos espessas o suficiente para ocultar totalmente a superfície abaixo delas, sopram da margem leste da bacia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário