Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

Armas x assassinatos : um paradoxo


Munição calibre 5,56 — US$10,00 a caixa com 20 cartuchos.






O fuzil utilizado por Adam Lanza no massacre de Sandy Hook era um Bushmaster M-4 (acima) calibre 5,56 (US$ 1.088), com pentes de 30 cartuchos e muito semelhante ao Colt AR-15. Além desta arma, o criminoso portava uma pistola Glock e uma Sig Sauer, ambas calibre 9 mm, todas armas semiautomáticas com vários pentes de grande capacidade. 

Após o pavoroso atentado da escola primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, surgem as indagações de sempre a respeito do controle e restrições a vendas e porte de armas de fogo. 

Obviamente, não é razoável que se permita a venda de armas e munição em quantidades ilimitadas a praticamente qualquer um — e muito menos fuzis de assalto —, como ocorre em vários estados dos EUA.

Entretanto, observando o mapa interativo no link abaixo, publicado pelo jornal britânico The Guardian, nota-se um paradoxo: o Brasil tem um dos mais baixos índices de posse de armas por 100 habitantes, mas está entre os países de maior incidência de assassinatos com arma de fogo por 100.000 habitantes, ao lado de três outros países sulamericanos: Colômbia, Venezuela e Equador.

Já nos EUA, que têm um elevado número de armas de fogo por habitante, ocorrem muito menos assassinatos por armas de fogo por 100.000 habitantes. Apesar disso, o país se iguala ao Brasil (onde a venda e o porte legais são muito restritos) em % de homicídios causados por armas de fogo — sendo a Colômbia a campeã neste quesito.

Curiosamente, mesmo o México, com toda aquela violência da guerra do narcotráfico, está abaixo do Brasil e EUA nas estatísticas.

Veja o mapa interativo, considerando que as legendas significam: 

1- Average firearms per 100 people: Média de armas por 100 habitantes.
2- Homicide by firearm rate per 100,000 pop: Homicídios por arma de fogo por 100.000 habitantes.
3- % homicides per firearm: % de homicídios  por arma de fogo.

http://www.guardian.co.uk/news/datablog/interactive/2012/jul/22/gun-ownership-homicides-map

Nenhum comentário:

Postar um comentário