Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Cinzas e relâmpagos
Por que esta curiosa erupção vulcânica, ocorrida em 2010 na Islândia, produziu tanta cinza?
Embora a abundância de cinzas da enorme nuvem não tenha paralelo, sua localização é especialmente notável porque ela chegou a regiões densamente povoadas.
O vulcão Eyjafjallajökull, no sul da Islândia, entrou em erupção em 20 de março de 2010, com uma segunda erupção iniciando-se sob o centro de um pequeno glaciar, em 14 de abril de 2010. Nenhuma delas foi excepcionalmente forte.
No entanto, a segunda erupção fez derreter uma grande quantidade de gelo glacial, que se resfriou em seguida e fez a lava se fragmentar em partículas vítreas, levadas para o alto pela coluna de fumaça vulcânica ascendente.
Na foto, relâmpagos que não são de chuva, pois o céu está limpo, iluminam as cinzas que jorram do vulcão Eyjafjallajökull.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário