Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 4 de agosto de 2012

Vídeo: Relâmpago



Qual é a velocidade de um relâmpago?

Relâmpagos, na verdade, se movem rápido demais, não só impedindo que o olho humano os veja, mas também para que as pessoas não consigam dizer em que direção eles se movem. 

Mas o relâmpago do filme não é veloz demais para este vídeo de resolução temporal extremante alta. Rodando a incríveis 7.207 quadros por segundo, o tempo real pode ser visto passando na parte de baixo do vídeo. 

O relâmpago do filme começa com vários canais ionizados criados simultaneamente que se ramificam de um feixe de elétrons de carga negativa e íons que, de alguma forma, forem criados por correntes de ar e colisões em uma nuvem de chuva.

Cerca de 0,015 segundo após seu surgimento, que leva cerca de três segundos no vídeo de lapso temporal, uma das sinuosas cargas entra em contato com o relâmpago de carga positiva que surge subitamente, movendo-se do chão para o alto, quando se um forma um canal de ar ionizado que atua instantaneamente como um fio condutor.

Imediatamente depois, esse canal quente pulsa com uma enorme quantidade de cargas disparadas para um lado e para o outro entre o solo e a nuvem, criando uma perigosa explosão, que vem a ser o trovão, ouvido depois. No entanto, ainda há muito o que descobrir a respeito dos relâmpagos, inclusive detalhes do mecanismo que separa as cargas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário