Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vídeo: Colisão da Via Láctea é possível



Astrônomos da Nasa disseram que podem prever  "com certeza" que a nossa Via Láctea está a caminho de colidir com a vizinha Andrômeda.

O choque, previsto para ocorrer dentro de quatro bilhões de anos, irá transformar nossa galáxia.

O Sol deverá ser arremessado para uma nova região, embora cientistas prevejam que nossa Terra e sistema solar não estejam sob risco de destruição.
A previsão é o resultado de meticulosas medições como Telescópio Espacial Hubble do movimento de Andrômeda, também conhecida como M31. A galáxias está agora a 2,5 milhões de anos-luz, mas está inexoravelmente caindo na direção da Via Láctea sob a força gravitacional mútua entre as duas galáxias e a matéria escura invisível que circunda ambas.

"Após quase um século de especulações sobre o destino futuro de Andrômeda, q nossa Via Láctea, nós, pelo menos, temos agora uma visão clara de como os eventos se desdobrarão durante os próximos bilhões de anos," diz Sangmo Tony Sohn do Instituto de Ciências Telescópicas Espaciais (STScI) em Baltimore, Maryland, EUA.

Simulações com computadores feitas com dados do Hubble mostram que levará mais dois bilhões de anos após a colisão até as duas galáxias se fundirem completamente sob a força da gravidade e se remodelarem como uma só galáxia elíptica similar aos tipos comumente encontrados no universo local.

Além disso, a pequena companheira de M31, a galáxia do Triângulo, M33, deverá fazer parte da colisão e talvez depois se fundir com o par M31/Via Láctea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário