Foi um acordo assinado em 1713, que deu a possessão "perpétua" do rochedo de 426 metros de altura, onde o Mediterrâneo encontra o Atlântico aos britânicos.
E com Gibraltar cheia de bandeiras e faixas vermelhas, azuis e brancas para comemorar o Jubileu da Rainha, a população ali parece querer ser" mais britânica que os britânicos".
E com Gibraltar cheia de bandeiras e faixas vermelhas, azuis e brancas para comemorar o Jubileu da Rainha, a população ali parece querer ser" mais britânica que os britânicos".
O minúsculo território tem 2,6 milhas quadradas.
Um pouco de história:
■ O primeiro envolvimento da Grã-Bretanha com Gibraltar foi em 1704 , quandro tropas britânicas e holandesas tomaram a cidade de Gibraltar durante a Guerra da Sucessão na Espanha.
■ O tratado de Utrecht de 1713 cedeu o
território à Grã-Bretanha em caráter. Durante o século 18 a Espanha tentou retomá-lo, sem conseguir, com um sítio de três anos e meio durante a guerra da independência Americana.
■ Um visita da Rainha, em 1954, fez a Espanha retomar sua reinvidicação do território.
■
Em 1967, Gibraltarianos participaram de um referendo sobre a manutenção ou não dos laços com a Grã-Bretanha. Apenas 44 entre mais de 12.000 apoiavam a volta da soberania espanhola.
■ Uma constituição votada em 1969 estabeleceu que a Grã-Bretanha não permitiria que outro país reivindicasse a soberania sobre os Gibraltarianos "contra seu vontade expessa livre e democraticamente". Em protesto, a Espanha fechou sua fronteira terrestre com
Gibraltar. Que só voltou a ser totalmente reaberta em 1985. Num segundo referendo sobre seu futuro,os Gibraltariano recusaram por maioria esmagadora uma proposta de compartilhamento da soberania entre a Grã-Bretanha e a Espanha, com mais de 98% contra a ideia.
■ A decisão britânica de incluir Gibraltar na região sudoeste nas eleições de 2004 para o Parlamento Euripeu fizeram a Espanha apelas, sem sucesso, à Corte Europeia de justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário