Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vídeo: O Cometa Lovejoy







A adorável aparição do Cometa Lovejoy, que passou muito próximo ao Sol semana passada, mas permaneceu intacto.

O Lovejoy tem uma longa cauda que aparece como um faixa queimando no céu sobre o horizonte oriental, pouco antes do alvorecer em países como Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.
O cometa não é visível a partir de países ao norte porque ele não cruza o horizonte antes do nascer do Sol nessas regiões, mas sua trajetória espetacular foi filmada pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, quarta-feira.
O comandante da ISS, Dan Burbank, fotografava tempestades de trovão sobre o Oceano Pacífico quando o cometa surgiu, cena que ele descreveu como "a coisa mais surpreendente que já vi no espaço."
Suas fotos foram agrupadas em um vídeo de lapso temporal da NASA, e o astrônomo Gabriel Brammer também registrou um vídeo impressionante da passagem do cometa contra um céu estrelado ao fundo, do Observatório Austral Europeu, em Paranal,Chile.

A voz no vídeo é de Burbank.

Dados técnicos:

O Cometa Lovejoy sobreviveu à passagem pelo Sol à distância de apenas 140.000km, um terço da distância que separa a Terra da Lua.

Os astrônomos estavam crentes que o Lovejoy seria pulverizado pelo calor extremo, mas após haver perdido sua cauda nesse encontro quase desastroso, ele ressurgiu e mais, desenvolveu uma nova cauda!

Robin Scagell, da Sociedade de Astronomia Popular disse: "Se existiu de fato uma Estrela de Belém, ela deve ter sido um cometa como esse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário