Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Operação Alquimia


A Polícia Federal em Minas Gerais, em conjunto com a Receita Federal, iniciou nesta quarta-feira (17/08) a operação ALQUIMIA, com o cumprimento simultâneo de 31 mandados de prisão temporária, 129 mandados de busca e apreensão, 63 mandados de condução coercitiva, e o sequestro de bens de 62 pessoas físicas e 195 pessoas jurídicas. As medidas judiciais decretadas poderão reverter ao patrimônio da União mais de 1 bilhão de reais direta ou indiretamente sonegados pelo esquema envolvendo paraísos fiscais. É uma das maiores operações do gênero nos últimos anos no país.

A ação, com repercussão em mais 18 unidades da Federação (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe), desarticulou organização criminosa formada por empresários, estabelecidos principalmente nos Estados da Bahia e São Paulo, com o intuito de praticar, entre outros, crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A organização criminosa investigada é composta por quase 300 empresas nacionais e estrangeiras, sendo que estas últimas têm sua maioria sediada nas Ilhas Virgens Britânicas. Daquelas diretamente envolvidas nos fatos apurados, identificou-se que pelo menos 50 são “laranjas”.

O nome da operação se refere à prática da Alquimia, que envolve aplicação de métodos de produção e transformação de elementos químicos. Ao sonegarem tributos devidos, grupos empresariais, em sua maioria ligados ao ramo de produtos químicos, enriqueceram com facilidade desigual, às custas de graves lesões ao erário.

A Polícia Federal já prendeu até o momento 23 pessoas na Operação Alquimia. Dos 63 mandados de condução coercitivas foram cumpridos 45. Todos os 129 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na ação de hoje foram apreendidos cerca de 2,5 quilogramas de ouro em barra, 40 mil reais em espécie em apenas um dos locais, oito jet skis e uma lancha em uma ilha localizada na Bahia, três armas de fogo, cerca de 100 veículos, maquinário industrial das empresas envolvidas, farta documentação contábil, discos rígidos e mídias computacionais, entre outros.

Confira abaixo detalhes das ações nos estados:

ALAGOAS
Dois mandados de busca e apreensão cumpridos. Nada foi apreendido.

BAHIA
16 prisões
32 conduções

ESPÍRITO SANTO
Um mandado de busca em Cariacica
Dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva cumpridos em Aracruz.

PARANÁ
Dois mandados de busca e apreensão cumpridos, um em Curitiba e outro em Araucária.

RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em empresas situadas no bairro da Penha (município do RJ), em Campos Elísios (bairro do 2º distrito do município de Duque de Caxias/RJ) e em Barra do Piraí (município que pertence à circunscrição de Volta Redonda). Só houve apreensão de documentos. Não houve prisão ou condução coercitiva.

RIO GRANDE DO SUL
Um mandado de busca e apreensão cumprido em uma empresa do setor de produtos químicos no Bairro Navegantes, em Porto Alegre.

SANTA CATARINA
Mandados cumpridos em Joinville – apreensão de dois veículos, uma empilhadeira, documentos e dois hds
Mandados cumpridos em Imbituba – documentos, material de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário