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domingo, 24 de julho de 2011

A Flight of Helios / Um voo de Helios

Um exemplo de voo movido a energia solar, o avião Helios da NASA voou quase cem anos após o histórico voo dos irmãos Wright em 17 de dezembro de 1903.

Fotografado aqui a 3.000 metros nos céus do noroeste de Kauai, Havaí, EUA em agosto de 2001, o remotamente pilotado Helios está viajando a cerca de 40 km por hora. Essencialmente uma asa voadora ultraleve com 14 motores eléctricos, o avião foi construído pela AeroVironment Inc.

Coberto de células solares, a impressionante asa do Helios com 75 metros de largura excedeu a envergadura de asa e até o comprimento total de um jato Boeing 747.

Subindo durante as horas do dia, o avião protótipo finalmente atingiu uma altitude pouco abaixo de 30.000 metros, batendo recordes de voos não impulsionados por foguetes.

O Helios foi planejado para ser um demonstrador de tecnologia, mas com o ar extremamente rarefeito 30.000 metros acima da superfície da Terra, o voo do Helios também se aproximou das condições para um voo de asa na atmosfera de Marte.

An example of solar-powered flight, NASA's Helios aircraft flew almost one hundred years after the Wright brothers' historic flight on December 17, 1903.

Pictured here at 3,000 meters in in skies northwest of Kauai, Hawaii, USA in August 2001, the remotely piloted Helios is traveling at about 40 kilometers per hour. Essentially an ultralight flying wing with 14 electric motors, the aircraft was built by AeroVironment Inc.

Covered with solar cells, Helios' impressive 247 foot wide wing exceeded the wing span and even overall length of a Boeing 747 jet airliner. Climbing during daylight hours, the prototype aircraft ultimately reached an altitude just short of 30,000 meters, breaking records for non-rocket powered flight.

 Helios was intended as a technology demonstrator, but in the extremely thin air 30,000 meters above Earth's surface, the flight of Helios also approached conditions for winged flight in the atmosphere of Mars.

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