Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dilma quer subir o preço da gasolina / Gasoline prices in Brazil





A presidente Dilma Rousseff admite subir (ainda mais) os preços da gasolina, que já não são hoje o que eram há seis meses. Uma gasolina de quinta categoria, poluentíssima.

Para o leitor não achar que a crítica é infundada, essa postagem é ilustrada com fotos tiradas por amigos, há poucos dias, na Alemanha (e os preços já estão, portanto, defasados), de dois postos de combustível, com os preços do diesel e dos diversos tipos de gasolina anunciados escandalosamente, e não em letras miúdas, como aqui no Brasil da enganação mútua.

Observem as fotos, e depois, os comentários e comparações.





Posto ESSO - De cima para baixo:

Diesel =
1,459 (para motores Diesel - muito comuns na Europa para carros de todas as marcas: Mercedes, BMW, VW, AUDI, etc. No Brasil, os alemães sabem que carros de passeio não podem ter motores a Diesel)

SUPER E10 =
1,529 (20% de álcool anidro - apenas poucos carros de nova geração podem utilizá-la)

SUPER = 1,609 (gasolina comum para carros pequenos, de compressão normal)
SUPER PLUS = 1,609 (gasolina comum para carros maiores com taxas de compressão mais altas - essa deve ser comparada à Podim da Petrobrás, e não à comum brasileira, que tem 84 octanas, contra 93 da Super Plus e 95 da Podium)


Não há mais a gasolina comum antiga (benzin), já que todos os carros tiveram suas taxas de compressão elevadas desde 5 a 10 anos atrás.

 
Vamos às comparações:


Não há carros na Europa que usam álcool puro, apenas gás natural liquefeito (como no Brasil); então alguns postos, como o ARAL, vendem gás liquefeito.


Posto ARAL - De cima para baixo: As diferenças de preços podem  oscilar fácil entre 5% a 10%. E, pasmem, cerca de 80 centavos são impostos!!! 

Os preços variam de posto para posto, como aqui, chegando a mudar até duas vezes num só dia!!!

 
LPG AUTOGAS = 0,759 (gás natural liquefeito)


LKW DIESEL = 1,449 (Diesel somente para caminhões, que utilizam grandes quantidades)

ULTIMATE DIESEL = 1,559 Diesel de qualidade Premium para carros com motores muito potentes: 3 - 5 litros / e uma montanha de HP.

DIESEL = 1,459

ULTIMATE 102 = 1,689 (Gasolina de qualidade Premium para carros com motores super potentes: 3 a 5 litros  de cilindrada / muitos HP)

SUPER PLUS = 1,509 (Esta comparável à Podium da Petrobrás)

SUPER = 1,549


Primeiro, é preciso transformar euros em reais.

 
Hoje, 1,00 = US$1,4296 e 1,00= R$ 2,2849; enquanto US$1,00 = R$1,5985.

Abaixo, os preços no Brasil. "E" significa Etanol, ou Álcool. O preço do álcool era o da gasolina comum há alguns meses. 

Mas, se o petróleo subiu, o que é que o álcool tem a ver com o aumento de preços, além da redução da safra?  Lula não apregoou que o Proálcool era salvação do Brasil? Então, por que não se planejou e investiu melhor e mais?



Então, no exemplo médio da gasolina Super Plus, a 1,549, o equivalente em reais é, em 6/4/11, R$ 3,5134. Bem mais cara que a brasileira, embora muito menos poluente. 

Mas nosso amigo alemão diz que 0,80 (R$ 1,14)  são impostos. Até aí, estamos praticamente empatados. Mas a questão é a qualidade; comparar produtos semelhantes.

A gasolina comum, de 84 octanas (poder entidetonante da gasolina, que elimina a batida de pino a aumenta a potência) é a utilizada pela maioria dos consumidores, mas emite inacreditáveis 1.000 ppm de enxofre, enquanto a caríssima Podium emite apenas 30 ppm. Então, tecnologia para fazer uma gasolina ecologicamente decente, a Petrobrás tem.

Nos Estados Unidos, há 17 tipos de gasolina vendida nos 50 Estados da Federação, para adequação às diferentes exigências ambientais. Mas os limites para a gasolina lá variam entre 30 ppm e 80 ppm, e o preço é inacreditavelmente mais baixo que no Brasil e Europa.

Ela é vendida em dólares por galão (1 galão equivale a 3,785 litros), e custa, hoje, em média,  US$4,447 (US$0,397 são impostos - por galão, convém ressaltar) em São Francisco, Califórnia. Ou US$ 1,17 por litro, o que dá R$1,87, com impostos.

Falemos do diesel americano: 

O preço hoje, em média é US$4,00 por galão (US$ 1,05/litro) Em reais isso dá R$1,69.

Só que o nosso diesel emite 500 ppm de enxofre nas metrópoles, e entre 1.800 e 2.000 ppm no interior (dá pra entender essa diferenciação?).

Agora, vejam os limites de EUA, Japão e Europa:

Estados Unidos: 15 ppm
Japão: 10 ppm
Europa: 50 ppm 


Fonte: (IFQC, 2008)


Somos um  país às avessas, onde se paga caro por uma inspeção veicular e caríssimo por uma gasolina que, se tivesse os padrões estrangeiros, dispensaria o controle veicular ambiental.


Concluindo a reportagem, destaque-se que a Petrobrás deveria ter reduzido as emissões do diesel a partir de 2009, mas ganhou uma prorrogação do governo até 2012, que, brasileiros sendo, sabemos que o prazo poderá ser novamente prorrogado. 


Investe-se bilhões no pré-sal e nada na melhoria da qualidade de nossos caríssimos combustíveis. 

a partir de 2012


Brazilian President Dilma Rousseff admits increasing (even more) gasoline prices, higher today than about six months ago. A filthy, low cathegory gasoline, very much pollutant.

To the reader not think it's  groundless criticism, this post is illustrated with pictures taken by friends in Germany a few days ago (and prices there are therefore not updated), of two gas stations, with diesel and many different kinds of gasoline broadly displayed, and not in tiny letters and numbers, as it is here in Brazil of mutual fooling.

Observe the pictures, then comments and comparison.


 ESSO - Top to bottom:

Diesel =
1,459 (for diesel engines - very common in Europe for cars of every brand: Mercedes, BMW, VW, AUDI, etc. - In Brazil, German people know private cars cannot be equipped with diesel engines)

SUPER E10 =
1,529 (20% anydrous alcohol - just a few last generation cars can use it)

SUPER = 1,609 (regular gasoline for small cars, normal compression rate)
SUPER PLUS = 1,609 (Regular gasoline for bigger cars with higher compression rates - this is the one to be compared with Petrobrás' "Podim" gasoline, and not to Brazilian regular, with a mere 84 octanes, compared to 93 of European Super Plus and 95 of "Podium").


There's no more the old regular gasoline(benzin) in germany, once all cars have had their compression rates increased since 5 to 10 years ago.
 
Let's make some comparison:


No cars in Europe use sheer alcohol, only natural liquefied gas (as in Brazil); so, some stations like ARAL  sell liquified gas.


ARAL - Top to bottom: prices may easily vary from 5% to 10%. And, shocker, about 80 cents are taxes!!!

Prices vary from station to station, like here, even changing twice on a single day!!!

LPG AUTOGAS = 0,759 (natural liquified gas)


LKW DIESEL = 1,449 (Diesel exclusively for lorries, which use huge quantities)

ULTIMATE DIESEL = 1,559 Premium quality Diesel for highly powerful cars: 3 - 5 litres / and a HP mountain.

DIESEL = 1,459

ULTIMATE 102 = 1,689 (Premium quality gasoline for very powerful engined cars: 3 to 5 litres / lots of HP)

SUPER PLUS = 1,509 (this one comparable to Petrobrás' "Podium")

SUPER = 1,549



Firstly, it's necessary to convert euros into real.
So, today, 1,00 = US$1,4296 and 1,00= R$ 2,2849; while US$1,00 = R$1,5985.


Below, prices in Brazil. "E" stands for Etanol, or Alcohol. Its price was that of regular gasoline no longer than six months ago, or less.


But, if oil prices skyrocketed, what the hell does alcohol have to do with it, besides a harvest reduction? Former President Mr.Lula da Silva didn't bragg that program Proálcool was Brazil's salvation? Then, why didn't authorities plan, investing more and better?

So, in the example of average gasoline Super Plus, for 1,549, the equivalent in real is, in 6/April/11, R$ 3,5134. Much more expensive than  Brazilian, although by far less pollutant.


But our German friend says  0,80 (R$ 1,14) are taxes. So far, we're practically even. But the real question is  quality; compare similar products.


Our regular gasoline, 84 octanes, is used by the majority of consumers, but issues inbelievable 1,000 ppm of sulphur, while the ultra expensive "Podium" issues only 30 ppm.

Well,then we can say Petrobrás has technology to produce ecologically decent gasoline.


In The US tehre are 17 different types of gasoline sold in the 50 States, to comply with different environmental standards. But suplhur issu limits in the US vary from 30 ppm to 80 ppm, and the price is unbelievably lower than in Brazil or Europe.


It is sold in dollars per gallon (1 gallon equals 3,785 litres), and costs today, in average, US$4,447 (US$0,397 are taxes - per gallon, let's highlight) in San Francisco, California. Or US$ 1,17 per litre, which results R$1,87, taxes included.


Now, let's talk about american diesel:


Its price on april 13, 2011, averages US$4,00 per galão (US$ 1,05/litre). Or R$1,69 real.


However, our diesel issues between 1,800 and 2,000 ppm of sulphur in the inland, and 500 ppm in big cities (who can understand such difference?).


Now, take a look at limits in the US, Japan and Europe:


United States: 15 ppm
Japan: 10 ppm
Europe: 50 ppm


Source: (IFQC, 2008)


We're an upside down country, where one pays a lot for a vehicular inspection and very much for a gasoline that, if were produced accordingly to stranger standards, would not require this environmental vehicle control.


To conclude the report, it's necessary to highlight that state-controlled Petrobrás should have reduced diesel's issues since 2009, but was granted an extension until 2012, that, as Brazilians, we're aware the deadline might very likely be extended one or more times.


The Government Invests scads of billions in the pre-salt reserves and nothing to improve the quality of our highly expensive fuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário