Assita a este vídeo da Universidade de Birmingham, Reino Unido, no qual um clipe de papel desaparece da visão por detrás de uma espécie de cristal especial, mostrando apenas o objeto ao fundo – um urso panda ornamental.
No passado, pesquisadores apenas conseguiam sumir com objetos microscópicos empregando física extremamente complicada e os chamados meta-materiais feitos apenas numa pequena escala.
Mas um novo estudo da Universidade de Birmingham levou a um grande passo adiante ao fazer um clipe de papel invisível – um objeto milhares de vezes maior que os de experiências anteriores.
A pesquisa funciona utilizando uma formação natural de cristais chamada calcita, que tem extraordinárias habilidades de torcer e luz.
Ao dispor os cristais sobre um objeto, ele "ressalta" luz à sua volta, tornando-o totalmente invisível a olho nu.
O dr Shuang Zhang, físico e pesquisador-chefe da Universidade de Birmingham (R.Unido), disse: ‘‘Este é um grande passo adiante quando, pela primeira vez, a área oculta é de um tamanho grande o suficiente para o observador ‘ver’ o objeto invisível a olho nu.
Watch this video from the University of Birmingham, UK, in which a paperclip disappears from view behind a special piece of crystal, showing only the object in the background – an ornamental panda bear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário