Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PM feminina representa o Brasil em mundial de sumô na China

Para muitos que não acompanham o esporte amador brasileiro, pode soar estranho saber que uma policial militar paulista representará o continente sul americano num torneio mundial de sumô, que será realizado de 24 de agosto a 5 de setembro, em Pequim, na China. Apesar de pouco conhecido no Brasil, o esporte originário do Japão possui fiéis adeptos no País.
Uma dessas adeptas ganhou notoriedade não apenas por ser mulher e brasileira, mas, também, porque já possui em seu currículo diversas vitórias e um notável resultado no Campeonato Mundial de Sumô, realizado em Osaka, no Japão. A medalha de bronze no mundial da categoria em 2006 trouxe respeito e admiração à atleta.
Mesmo enfrentando a rotina de falta de incentivo para o esporte no País, a soldado temporária da PM, Ana Cláudia Gomes de Souza, que trabalha como auxiliar administrativa na 3ª Cia. do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior (50º BPM/I), em Itu, a 101 quilômetros da Capital, não desanima e enfrenta as dificuldades com esperança.
"Eu praticava judô em Salto e um dia fizeram uma demonstração de sumô com participação de mulheres na academia que eu frequentava. fiquei tão impressionada que comecei a praticar", lembra Ana Cláudia, sobre sua iniciação no esporte.
Atual campeã brasileira na cat egoria pesado e uma das seis atletas escolhidas pela federação internacional de sumô para representar o continente sul americano no "Sport Accord Combat Games", na China, Ana Cláudia enfrentará equipes compostas por seis integrantes de cada continente, numa competição de alto nível internacional.
A soldado temporária Ana Cláudia, como é conhecida no trabalho, não se abala com a responsabilidade de representar um continente inteiro e mantém os pés no chão. "A vida de lutador é assim mesmo, pratico o esporte há nove anos e estou no '1º Dan' (graduação) em sumô, além disso, desenvolvo um projeto social com um amigo da PM, com aulas para crianças carentes que se chama "Lutando pela vida".
A academia onde Ana Cláudia dá lições de vida é da Associação de Sumô Norte e Sudoeste de São Paulo, num espaço cedido pela Prefeitura de Salto, cidade a 110 quilômetros de São Paulo.
Asscom/SSP-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário