Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Você acredita?

A propaganda da TVA, que vende a conexão Ajato, dá a entender que o consumidor terá as velocidades contratadas durante as 24 horas do dia, quando, na verdade, como a TVA, informou oficialmente pelo site da Anatel, ela garante 40% da velocidade, logo, os meus 4 megas, dependendo da hora e do dia, não chegam a 1,7 mega.
Qual e é o nome disso?Propaganda enganosa!
E-mail enviado à assessoria de imprensa do Conar - Conselho de Autorregulamentação Publicitária foi solenemente ignorado.
Idem, em relação à NET, que o leu, mas não respondeu, e à Telefônica.
Todavia, é importantíssimo ressaltar a postura da Ajato, cujo pessoal, tanto de assessoria de imprensa quando do departamento comercial, tem sido muito atencioso e se empenhado em resolver a questão. Agorinha, cerca de 18h00, o blog mediu a velocidade de download e upload, com o Maicon, da Ajato na linha, através do site: http://www.speedtest.net/index.php
Ali, o leitor poderá verificar as suas velocidades de download e upload, que são diferentes, por uma questão técnica cuja explicação iremos buscar. Mas não é todo usuário de internet que sabe disso. Quando se fala em "Velocidade de tantos megas", ela não é igual nos dois sentidos em que a rede funciona, de baixar e subir arquivos. O curioso é que um anúncio da Anatel saiu depois de ter sido questionada pelo jornalista aqui.
Ali consta, expressamente, a resposta da TVA, mas com um presumível engano, que fala em "Upload", quando deveria ser Download". A empresa esclareceu: é Download, foi mero erro de digitação.

Assim, a partir de 1º de junho, as empresas de banda larga móvel, por ordem da Anatel, serão obrigadas a informar nas peças publicitárias a velocidade mínima de conexão que está sendo vendida.

Seria bom a Anatel incluir no dispositivo a obrigação de divulgar as duas velocidades mínimas, de up e de download.

A bem da verdade, a assessora de imprensa da Ajato foi bastante atenciosa, mas como estou atolado de trabalho, eu disse-lhe que as informações pedidas não eram urgentes.
Bom, seja por iniciativa de quem quer que tenha sido, o bom é que se está mexendo no assunto.
Mas, e a cobrança? Se um contrato diz que a velocidade é de 4 mega, como o meu, cobrando um valor (alto) por isso, como irá ficar se entregar, em média, bem menos que isso?
Terão de reduzir o preço, certo? Inclusive, porque o vídeo da propaganda comprova a afirmação, que não reflete a verdade.
Aqui, o que foi questionado por mim e respondido pela Ajato, no site da Anatel, com as respectivas datas:

15/03/2010

Solicitação encaminhada à AJATO .

17/03/2010

Diagnóstico alterado de "Reclamação--Serviço de Comunicação Multimídia--Outros--Provedor de acesso--Outros" para "Reclamação--Serviço de Comunicação Multimídia--Banda larga - ADSL--Reparo--Conexão--Velocidade" Observação:Reclassificada conforme assunto relatado.

19/03/2010

Solicitação Recebida pelo(a) PRESTADORA

20/03/2010

O usuário complementou a solicitação com a seguinte informação: Recebi ligação da Ajato, hoje, 19/3, em resposta à reclamação. O que foi dito é que a velocidade de 4 mega, na prática, é raramente atingida, e que a empresa garante 40% disso, o que dá 1,6 mega, menos da metade anunciada. Ora, isso é propaganda descaradamente enganosa; o correto seria, então, anunciar a velocidade média. Como a empresa não cumpre o anunciado, deve cobrar pelo que de fato entrega, em média. Qual é a posição da Anatel a respeito do caso? Há legislação determinando porcentual mínimo em relação ao anunciado? Vou, inclusive, levar o caso ao Conar- Conselho de Autorregulação Publicitária.

22/03/2010

Em atenção à solicitação nº314262-2010 314262-2010, fizemos contato com o Sr. Luiz no dia 19/03/2010 às 17h08 no telefone (11) 3085-XXXX/(11) 7664-XXXX e informamos que de fato garantimos 40% (Quarenta por cento) de Upload da velocidade contratada. [Download, na verdade] Permanecemos à disposição para outros esclarecimentos. Maico Lago Analista de Fidelização TVA.

22/03/2010

Solicitação concluída.

27/03/2010

O usuário reabriu a solicitação com a seguinte informação: O analista da Ajato, Marco Laigo, em resposta à minha solicitação, responde que a empresa garante 40% da velocidade de upload contratada. Não terá ele se enganado, sendo, talvez, o termo correto Download? O fato é que a empresa faz propaganda anunciando velocidades de 4, 8 mega, 24 horas por dia.Com isso, está induzindo o consumidor a acreditar que a velocidade contratada permanece constante as 24 horas do dia, o que não é verdade. Nem nos Estados Unidos, onde muita gente reclama que recebe metade da velocidade. Afinal, qual é a velocidade garantida, a qualquer hora do dia para DOWNLOAD e UPLOAD?
Se não for a mesma que a anunciada, deverá a Anatel obrigar a empresa a devolver os valores cobrados de seus clientes, na proporção do que exceder a velocidade máxima garantida, em relação à contratada.
Tudo isso envolve um questão sensível, a expectativa do consumidor. Se a informação for incompleta, não necessariamente por má-fé, ele fatalmente se sentirá enganado.
O que importa para quem usa a internet é quanto tempo levará a transferência de um arquivo, ou a abertura de uma página. Download, a maioria sabe, é baixar um filme, um e-mail. Upload é o inverso: transmitir um e-mail, enviar uma foto, subir um arquivo para um blog.
O site Speedtest http://www.speedtest.net/index.php dá informações bastante úteis, após medir suas velocidades: À minha, de download a 2,83 Mb/s (Mega), baixar um arquivo de mp3 de 5 MB leva 15 segundos. Descarregar um vídeo de 35 MB toma 2 minutos, e um filme de 800 MB, que é o tamanho de um filme comum, comercial, leva 35 minutos.
Já para fazer uploads à minha velocidade medida de 0,54 Mb/s, os tempos estimados são: E-mail com anexo de 1MB, 15 segundos; fotogaleria de 8MB, 2 minutos; e um videoclipe de 35MB, 9 minutos. Notou as diferenças? Mas, como diz o Speedtest, velocidade de conexão é apenas parte da história. Existe uma coisa chamada Ping: Esta unidade de medida diz quanto tempo leva um "pacote" de dados para viajar do seu computador até um servidor na Internet e retornar. Sempre que você sofre demora nas respostas dos aplicativos da Interernet - isto seria devido a um ping mais alto que o desejável.
Assim como a perda de pacotes, quanto mais baixo o Ping, melhor. Um resultado abaixo de 100 m/s é o que se espera de uma conexão de internet decente.
Vamos testar o Ping, então? http://www.pingtest.net/
Bom, o meu Ping deu 0,33 m/s, e o Jitter (variação de sucessivas medições de Ping) 26 m/s. Perda de pacotes: Zero. Qualquer valor acima de zero é preocupante, pois resulta em baixa qualidade de Voip e falhas em jogos online.
Uma conexão perfeitamente estável não deveria apresentar valor de Jitter,que, quanto menor, melhor. No entanto, alguma variação sempre ocorre na internet.
Concluindo, a Ajato deu a seguinte resposta oficial no site da Anatel, e a mim, por telefone:

Em resposta ao processo registrado, entramos em contato com o sr. Luiz, no dia 01/04/2010 às 17h26, no telefone (11)3085-XXXX, pedimos desculpas pelo ocorrido, informamos que foi detectado um problema isolado em sua região, mas que a TVA já esta trabalhando para resolver a questão.

Em acordo com o sr Luiz, concedemos desconto de 30% no pacote durante 6 meses, redução da velocidade para 2 MB pelo valor de R$ 39,90 por 12 meses e crédito no valor de R$ 14,70 na próxima mensalidade, cujo vencimento séra no dia 19/04/2010.

Permanecemos à disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,Maico Lago Analista de Fidelização TVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário