As Linhas de Nazca, um dos vários locais integrantes do Patrimônio da Humanidade da UNESCO no Peru, consiste em uma série de geóglifos, ou desenhos no solo, de tamanhos e formas variados.
Acredita-se que tenham sido criadas pelos povos Nazca entre 200aC e AD 700 (Anno Domini, ou depois de Cristo, acho mais bonito que DC) ao removerem os os seixos de pedras vermelhos espalhados pelo árido platô para expor o subsolo de gesso branco.
As Linhas de Nazca são compostas de centenas de figuras individuais e, à parte simples figuras geométricas, há outras, mais complexas, representando animais, inclusive desenhos de aranhas, macaco e um tubarão.A razão das imagens é um mistério. Fala-se em significado religioso, ou que sejam representações de símbolos de fertilidade.
Outros atribuem uma função prática aos padrões, propondo que o povo de Nazca utilizava as marcas para agricultura ou navegação. O estranho é que as figuras, de até 30 metros de diâmetro, e de uma precisão impressionante,só são visíveis do alto, e, desta forma, é inconcebível que o povo de Nazca pudesse ver suas criações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário