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sábado, 16 de maio de 2009

O supertrem italiano / Italian supertrain

Trens italianos correm à frente em direção ao futuro, em uma rede de trens de alta velocidade, comandada pelo chefão da Ferrari. O trem é uma visão moderna do TGV francês, que atinge velocidades de até 225 mph, cerca de 362 km/h.
O nome em italiano é Nuovo Transporto Viaggiatore (NTV), o primeiro operador privado de trens de alta velocidade do país.
A rede terá 25 trens de aparência futurística, viajando a 225 mph. O novo serviço, chamado Italo, será iniciado em 2011, ligando Turim, Florença, Milão, Bari, Bolonha, Nápoles e Roma, reduzindo o tempo de viagem em até um terço.
O tempo de percurso do trecho Roma-Milão cairá de mais de 4 horas para 3.
Será um novo marco para o serviço de trens italiano, conhecido pelos atrasos e desconforto, competindo com as duas estatais ferroviárias e até com a Alitália, também pertencente ao governo.
A frota de 25 trens, chamados Automotrice Grande Vitesse (AGV), fabricados pela francesa Alstom, custará 650 milhões de euros.
A empresa diz que é melhor que as concorrentes também na questão ambiental - Os trens AGV consomem 15% menos energia do que qualquer outro trem de alta velocidade atualmente em operação. E, acredite se quiser, 98% dos trens são feitos de materiais recicláveis.
O AGV produz 2,2g de CO2 por passageiro/quilômetro - o que é 70 vezes menos do que a quantidade gerada por um avião de carreira comum, 153g.
Italian trains fast-forward into the future on a network of high-speed trains, run by the chairman of Ferrari.
The train is a modern version of the French TGV, capable of speeds in excess of 225mph Nuovo Trasporto Viaggiatori (NTV), the first privately owned high-speed train operator in Italy, is to operate a fleet of 25 futuristic-looking trains, travelling at speeds of up to 225mph.
The new services, called Italo, will launch in early 2011 linking cities such as Turin, Milan, Bologna, Florence Naples, Bari and Rome and will reduce journey times by up to a third. The journey from Rome to Milan will fall from more than four hours to three hours.
It will represent a new development for Italian trains, which have a reputation for a lack of punctuality and comfort, and will bring competition to both the state-owned railways and the national airline, Alitalia.
The fleet of 25 trains, called Automotrice Grande Vitesse (AGV) and made by a French manufacturer, Alstom, cost €650 million. The train is a modern version of the French TGV.
The company claims that its environmental credentials are better than those of its rivals – the AGV trains will consume 15 per cent less energy than any current high-velocity trains in operation and, believe it or not, 98 per cent of the trains will be made from recyclable materials.
The AGV produces 2.2g of CO2 (per passenger, per kilometre) – which is 70 times less than is produced by a standard passenger aircraft (153g).

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