Conto aqui o que ouvi de um cirurgião cardíaco, ontem.
O sujeito, que eu só havia visto antes duas vezes, me disse que o SUS, Sistema Único de Saúde, que é público, paga muito mal pelas cirurgias, e, por isso, ele manda o paciente fazer umas consultas com alguns colegas, a 600 reais cada, pra compensar. Ele disse isso com a maior naturalidade. Geralmente, usa o SUS que não pode pagar por um plano de saúde privado.
Me disse também que ele e colegas, certa vez, foram denunciados e tiveram de dar 10 mil cada um ao delegado. Eram 22 médicos, logo, pagaram 220 mil no total. Vinte e dois...uma quadrilha.
Aí, se espertaram e abriram consultórios fora da hospital, um dos maiores que operam com o SUS, e fazem esses esquema das consultas, sem recibo, claro. Os caras, nesse caso, não prejudicam o SUS, mas "só" o coitado do paciente.
Mas há casos, até folclóricos, envolvendo o SUS, que certamente ainda é explorado às mancheias por esse Brasil afora.
Os nomes dos envolvidos e do hospital são omitidos por ter sido aquela uma conversa informal, sem testemunhas nem gravação.
Mas não há por que duvidar do que disse o moço, que contou também ter pago para retirar os pontos negativos de sua carteira de habilitação, e para não precisar fazer o curso de primeiros socorros e direção defensiva. (Este uma exigência legal realmente estúpida, que só faz crescer a corrupção).
Ainda ouvi mais uma porção de bobagens, de racismo a homofobia. Não deixei o cara falando sozinho porque é preciso ouvir também esse tipo de coisa para ver que há, sim, muita gente com essa mentalidade atrasada, intolerante e, sobretudo, corrupta. É claro que há pessoas assim em todo o espectro de profissões.
Deu nojo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário