Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Novo milagre brasileiro?

A opinião de Edu Buys*
Milagre mi.la.gre sm (lat miraculu) 1 Fato que se atribui a uma causa sobrenatural. 2 Teol Algo de difícil e insólito, que ultrapassa o poder da natureza e a previsão dos espectadores (Santo Tomás). 3 Coisa admirável pela sua grandeza ou perfeição; maravilha. 4 Fato que, pela raridade, causa grande admiração.... MICHAELIS
É milagre? Pois está acontecendo, sim, algo de muito importante no Brasil, em termos de crescimento sustentado. Depois de muitos anos ‘andando de lado’, com parcos índices de crescimento, agora, mesmo contra a maré, de um cenário mundial menos favorável, parece que nada nem ‘ninguém poderá segurar este país’, como diziam os ufanistas de décadas atrás. E não é mais aquela velha ladainha, do país com recursos naturais e uma enorme área para plantar.
Graças ao bom Deus por tudo isto, mas vamos além. Temos petróleo, arrancado das profundezas com tecnologia de ponta da Petrobrás, acrescentando bilhões de barris em reservas. Do solo para produção mecanizada e com altos índices de produtividade, a agricultura é também agronegócio e desconhece fronteiras geográficas. Se alimento é a energia humana, como se não bastasse, hoje o Brasil é um 'país das arábias', se temos em mente todo o potencial do etanol, como o combustível do futuro. O ‘petróleo verde’, está em vias de conquistar o mundo, não só porque é um recurso renovável, mas porque possibilita uma queima mais limpa.
Para que o trampolim se posicione ainda mais acima, seria importante a sociedade brasileira endireitar o passo e fazer de sua democracia um sistema onde o voto livre seja apenas o primeiro gesto do cidadão. A prática da cidadania exige, além da escolha consciente de seus representantes, a participação da comunidade nos planos de governo e a vigilância diuturna da sociedade.
Importante também será a concretização da reforma tributária, propiciando que riqueza gere mais riqueza e, aí sim, em decorrência resulte em mais impostos.
Quando se analisa o Brasil sob o aspecto de competitividade, e já nos reportamos ao assunto inúmeras vezes em nosso blog ( Blog do varejo WWW.varejototal.zip.net ), é quase inacreditável que possamos estar sempre bem próximos da 'lanterna', quando deveríamos estar entre os 'top 10'. É certo que se vamos em frente com este peso todo, que extraordinário avanço teríamos se a 'intelligenzia' nacional pudesse resolver algumas questões tão primárias, quanto são as burocracias e procedimentos arcaicos, que só trazem prosperidade aos embolorados cartórios.
Dependendo de vontade política, teríamos avanços só de olhar os vizinhos, e copiar as boas práticas, num processo de 'benchmarking' , tão corriqueiro entre as grandes corporações. A solução definitiva para o Brasil, para conquistar seu espaço e trazer efetiva contribuição para o planeta, passa necessariamente pela educação de seu povo. A educação que desemboca na qualificação profissional de mão de obra, que vai formar gestores e operadores da riqueza nacional. Sem educação, uma nação é apenas um entreposto, uma passagem, com riquezas entrando e saindo em igual proporção. Não há retenção das riquezas e nem, por conseguinte, crescimento e prosperidade.
E o que vemos hoje? Temos um verdadeiro apagão de mão de obra especializada, um gargalo que pode sufocar o crescimento do Brasil, se não for atacado com firmeza e sentido de urgência. E a onda será capacitar mão de obra através das academias e nas próprias empresas, e repotencializar profissionais, fazendo-os galgarem mais degraus em sua formação e, até, arrancando o pijama daqueles aposentados que julgavam haver cumprido a sua parte com a sociedade. Engano, há muito pelo que fazer. Governo e empresas têm que criar incentivos para que esta turma ‘calce a chuteira’ novamente, e tornem a fazer gols.
Há pouco, em palestra que nos encomendaram sobre o assunto, registramos o 'case' da Vale, que decidiu que será a maior mineradora do mundo até 2012. Alguém duvida? E nada melhor do que uma meta audaciosa acompanhada de um bom mapa estratégico para seguir. Nesta estratégia, o que consta no item recursos humanos é de uma grandiosidade, do tamanho do desafio que a Vale se impôs: a companhia tem que contratar quase 70.000 novos profissionais para viabilizar sua expansão, dos quais uma parcela importante de líderes e gestores de negócios, de chefes de equipe à presidentes. 10% desta turma já começa a trabalhar na Vale ainda em 2008. Acredite se quiser!
E se quiser mais, tem: todos sabem, até os mais alienados, que o Brasil tem um profunda deficiência em infra estrutura, tanto em portos, ferrovias e estradas, energia elétrica e outros, que incrementam o mal fadado 'custo Brasil', dificultando sua corrida pela competitividade, num mercado tão globalizado. Pois bem, uma empresa como a Vale, onde a infra estrutura é tão presente em todas as suas etapas, da extração ao beneficiamento dos minérios, do transporte à sua comercialização, é possível imaginar o vultoso volume dos investimentos exigido pelo setor. Pois bem, é incrível descobrirmos que a Vale atualmente investe mais em recursos humanos do que em infra-estrutura.
Concluímos como iniciamos, na consulta ao dicionário, que nos socorre quando mais precisamos. E o que é um milagre, quando usamos o termo fora do contexto espiritual? Já tivemos um Milagre Brasileiro, lá pela década de 70, que foi tão forçado, tão 'sobrenatural', no sentido de não natural, que penamos depois duas ou três décadas perdidas, em termos de desenvolvimento econômico. Apesar de soar bem aos ouvidos - O Novo Milagre Brasileiro – creio firmemente que estamos diante do futuro tantas vezes sonhado, de um Brasil de posse de suas potencialidades, e jogando o jogo certo.
Desta vez, senhores, nada de 'salvadores da pátria', soluções mágicas nem receitas miraculosas. Apenas respeitar as regras e jogar o jogo certo. O Brasil não precisa mais do que isto.

Um comentário:

  1. LL, não crendo nem em bruxas e nem em milagres, ainda assim o que começa a ocorrer no Brasil vai parecer sobrenatural. Só não podemos deixar apagar o fogo (Você viu este filme, creio que com o Beatle Ringo Starr, em que, com a descoberta do fogo, o maior problema era manter a chama acessa...?). E o que pode atrapalhar tudo é a falta de mão de obra especializada, para conduzir o Brasil ao Primeiro Mundo, porque no mais, as condições para o sucesso, se encaixam com perfeição.
    Não tenho bem noção do que se deve fazer, mas que tem que ser rápido, isto tem!
    Abraço forte,
    Eduardo Buys Blog do Varejo
    -se navegar é preciso, então
    www.varejototal.zip.net

    ResponderExcluir