Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

NASA 747 Shuttle Carrier Aircraft


O Ônibus Espacial Enterprise, sobre o dorso de um Avião 747 Shuttle Carrier da  NASA, flies voa para seu destino final - o Intrepid Sea, Air and Space Museum, em Nova York.

Acidente em Arnstadt-Alkersleben


Chamas e fumaça brotam de um avião Zln 226T Trenr 6 que caiu em um campo próximo ao Aeródromo Arnstadt-Alkersleben, em Alkersleben, Alemanha, durante um show aéreo, resultando na morte do piloto.

Li Hongzhi


Mais de 7.000 seguidores do Falungong formam uma imagem de Li Hongzhi, fundador do movimento espiritual proscrito pela China, durante um encontro em Taipei.

Lamex


Passeio pelo interior de um vulcão

Visitantes da Islândia estão tendo a oportunidade de ser os primeiros turistas a entrar na câmara de magma de um vulcão. 

 

O vulcão fica 30 minutos de carro de Reykjavik, capital da Islândia.

Os visitantes devem então embarcar para um curto trajeto de 40 minutos em um elevador aberto, através de um campo de lava para chegar ao vulcão, antes de descer 120 metros até o fundo da cratera.

O interior do Thrihnukagigur, adormecido desde cerca de 4.000 anos, será aberto a viajantes comuns durante seis semanas neste verão, de 15 de junho a 15 de julho.



A câmara foi acessada pela primeira vez por cientistas, em 2011.


Black Tomato, especialista em aventuras de viagem de luxo, lançou um pacote chamado “Ultimate Volcano Adventure” que inclui um viagem privativa noturna ao vulcão Thrihnukagigur, um passeio pelo Parque Nacional Thingvellir, e uma viagem ao famoso spa geotérmico Lagoa Azul. www.blacktomato.com para mais infomações.

Mais informações sobre o passeio pelo Thrihnukagigur em www.insidethevolcano.com.

 

Vídeo: Um besouro visto de dentro

















Um vídeo de microfotografia computadorizada mostra o complexo funcionamento interior do besouro aquático Dryops.

Besouro


Um besouro pousado sobre o dedo de uma criança.

Vídeo: A queda deliberada de um Boeing 727






 

 

 

 

 

Um Boeing 727 é deliberadamente derrubado no deserto do México para um show de TV sobre segurança aérea.

 

O jato, com capacidade para até 170 passageiros, estava vazio quando caiu para as câmeras.

O aparelho foi propositalmente arremessado contra o solo no Deserto de Sonoran, em Baja California, México para um documentário do Discovery Channel e Canal 4 sobre sobrevivência em acidentes aéreos.


Num vídeo amador da queda, o avião pode ser visto vindo a baixa altitude sobre o deserto enquanto um helicóptero voa ao seu lado, para filmar o impacto.


domingo, 29 de abril de 2012

Um perigoso nascer do Sol em Gliese 876d | A Dangerous Sunrise on Gliese 876d

No planeta Gliese 876d, o nascer do Sol pode ser perigoso. 

Embora ninguém saiba realmente quais devem ser a condições  neste planeta que orbita de perto a estrela anã vermelha Gliese 876, a ilustração artística acima dá uma ideia. 

Com uma órbita tão interna quanto a de Mercúrio, e uma massa várias vezes maior que a da Terra, Gliese 876d pode girar tão lentamente que a ponto de causar diferenças enormes entre o dia e a noite. 

Gliese 876d é idealizada acima mostrando uma grande atividade vulcânica, possivelmente causada por ondas gravitacionais flexionando e aquecendo internamente o planeta, e  possivelmente mais volátil durante o dia. 

A estrela anã vermelha nascente mostra uma esperada atividade magnética estelar que inclui impressionantes e violentas prominências. 


No céu acima, uma lua hipotética tem sua fina atmosfera explodida pelo vento estelar da anã vermelha. Glliese 876d excita a imaginação em parte porque é um dos poucos planetas extrassolares que se sabe estarem próximos ou dentro da zona habitável de sua estrela-mãe. 


On planet Gliese 876d, sunrises might be dangerous. 

Although nobody really knows what conditions are like on this close-in planet orbiting variable red dwarf star Gliese 876, the above artistic illustration gives one impression. 

With an orbit well inside Mercury and a mass several times that of Earth, Gliese 876d might rotate so slowly that dramatic differences exist between night and day. 

Gliese 876d is imagined above showing significant volcanism, possibly caused by gravitational tides flexing and internally heating the planet, and possibly more volatile during the day. 

The rising red dwarf star shows expected stellar magnetic activity which includes dramatic and violent prominences. 

In the sky above, a hypothetical moon has its thin atmosphere blown away by the red dwarf's stellar wind. 

Gliese 876d excites the imagination partly because it is one of the few extrasolar planets known to be in or near to the habitable zone of its parent star.

sábado, 28 de abril de 2012

O Monte Autana



Cerro Autana é uma espetacular montanha de arenito-quartzito de topo achatado  no oeste da Venezuela. 

Os índios Piaroa que vivem no local a reverenciam como o tronco da árvore da vida, da qual toda a vida veio. 

O acesso ao local inicia-se pela cidade fronteiriça de Puerto Ayacucho, aonde se chega de carro ou avião, a partir de Caracas. De lá, percorre-se de barco, por oito horas, o Rio Orinoco e seu tributário, o Autana, até a comunidade. 

Após obter a benção de um xamã local e participar de uma memorável cerimônia, chamada yopo (cheirando um pó alucinógeno), inicia-se uma viagem de quatro dias pela selva para abrir uma trilha e um acampamento de base, sob a raramente visitada face leste do Autana. 

A subida inicial tem tanto vegetação quando rocha, e chega-se, sobre a cobertura de selva, a Cuevo Autana, um elevado sistema de cavernas.  

A maior delas é do tipo 'catedral', com água fresca corrente, chão plano e uma vista realmente espetacular da selva sem fim. 

Um lugar inóspito, com umidade de 100%, calor de 35 graus e chuvas torrenciais, onde mosquitos, moscas e dezenas de espécies diferentes de formigas compunham um irritante plano de fundo ao lado de ameaças maiores, como tarântulas, escorpiões e serpentes venenosas altamente letais. 

O Cerro Autana, no oeste da Venezuela, com 1.400 metros de altura, é uma das montanhas mais remotas da Amazônia, adorada pelos índios locais como um lugar sagrado.




Exercícios navais


O destroier de mísseis da marinha chinesa  DDG-112 Harbin efetua um disparo durante um exercício naval conjunto Rússia-China, no Mar Amarelo.

A grande piada


Anel de fogo


Um esquiador salta por um anel de fogo em Whistler,  Canadá.

O meteorito de Sutter's Mill | Sutter's Mill Meteorite



Domingo passado, a bola de fogo de um meteoro caindo através dos céus sobre a Califórnia e Nevada produziu estrondos sônicos ao redor de uma grande área, por volta das 7h21, horário local. 

Estimativas indicam que o meteoro tinha o tamanho aproximado de uma minivan.

O astrônomo Peter Jenniskens posteriormente recolheu esses fragmentos de um meteorito esmigalhado de 4 gramas, a segunda descoberta desta queda de meteoro, no estacionamento do Parque Estadual Henningsen-Lotus, pouco distante de Sutter's Mill. 

este ficou agora conhecido como o Meteorito de Sutter's Mill, um lugar famoso por estar associado à Corrida do Ouro da Califórnia. O meteorito pode muito bem representar o ouro para um astrônomo também, por acreditar-se ser um tipo raro de CM carbonáceo chondrito, um tipo rico em compostos orgânicos, semelhante ao Meteorito Murchison

Para rastrear a órbita do meteoro, detailhes de sua fragmentação, e ajuda na localização de mais fragementos, cientistas estão à procura de gravações de vídeo. 

Câmeras de vigilância ao longo de uma grande área podem ter captado por acaso a queda da bola de fogo, por volta das 7h21 Horário do Pacífico, em 22 de abril; por exemplo, Califórnia (Região da Baía de São Francisco, Los Angeles, perto de Redding) e Nevada (região de Reno, Tonopah), e até em partes do sul do Oregon e perto de Salt Lake City, em Utah.



Last Sunday's bright fireball meteor falling through skies over California and Nevada produced sonic booms over a broad area around 7:21 am. 

Estimates indicate the meteor was about the size of a minivan. Astronomer Peter Jenniskens subsequently recovered these fragments of a crushed 4 gram meteorite, the second find from this meteor fall, in the parking lot of the Henningsen-Lotus state park, not far from Sutter's Mill. 

This is now known as the Sutter's Mill Meteorite, the location famous for its association with the California Gold Rush. The meteorite may well be astronomer's gold too, thought to be a rare CM type carbonaceous chondrite, a type rich in organic compounds and similar to the Murchison Meteorite

To trace the meteor's orbit, details of its breakup, and aid in locating more fragements, scientists are also searching for deo records. 

Security cameras across a wide area could have accidently captured the fireball event near 7:21 am PDT on April 22; e.g. California (SF Bay Area, Los Angeles, near Redding) and Nevada (Reno area, Tonopah), even in southern parts of Oregon and near Salt Lake City in Utah.



Putin, sempre certeiro


O primeiro-ministro russo e presidente eleito Vladimir Putin mira com um fuzil automático AK-47 numa galeria eletrônica de tiro ao alvo, em Moscou.

Ex-presidente, tornou-se primeiro-ministro, colocando Dmitri Medveded em seu lugar, e agora retorna à presidência. De fato, não se pode dizer que o ardiloso ex-agente da KGB não é bom de mira.

Liquidators


Em Slavutich, Ucrânia, cidadãos acendem velas no memorial dos 'liquidators', que morreram nos trabalhos de limpeza após o desastre nuclear da usina de Chernobyl, em 1986.

Abordagem de suspeito

Em Los Angeles, Califórnia, EUA, policiais abordam e prendem um homem suspeito de roubar o carro de sua namorada.

Landschaftspark Duisburg-Nord


Em Duisburg, Alemanha, uma visitante em uma ex usina de aço, transformada em parque recreacional. 

O parque, chamado o Landschaftspark Duisburg-Nord, permite aos visitantes percorrer toda a antiga fábrica, e é um dos vários projetos na região que fizeram a transformação de antigas instalações industriais em atrações culturais.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alerta de tubarões


Na Cidade do Cabo, África do Sul, banhistas passam por bandeiras de alerta de tubarões codificadas por cores, o preto indicando baixa visibilidade, na praia Muizenberg. 

Muizenberg fica na extremidade de False Bay, onde há uma alta concentração de grandes tubarões brancos.

Abandono na Guiné-Bissau


Em Bissau, Guiné-Bissau, país irmão de língua portuguesa, pais com seus bebês esperam no departamento de pediatria por tratamento médico no principal hospital de Bissau, Simão Mendes. 

Devido ao golpe militar, vários médicos e enfermeiras fugiram da cidade, dificultando o acesso da população ao atendimento médico.

O naufrágio do New Beetle


Uma mulher foi resgatada em segurança após tentar dirigir seu VW Beetle por um parte rasa de um rio.

Júpiter e as luas da Terra | Jupiter and the Moons of Earth




O planeta Terra tem várias luas.

Sua maior lua artificial, a Estação Espacial Internacional, risca esta adorável imagem celeste com a silhueta de nuvens contra a luz desvanecente de um pôr-do-sol.

Tirada em Stuttgart, Alemanha, domingo passado, a foto inclui também o maior satélite da Terra, a Lua, um dia e meio após sua fase de Lua Nova.

Logo abaixo da jovem crescente está Júpiter, outro brilhante astro celeste pairando próximo ao horizonte oeste num céu já quase noturno.

Fugazemente, vistos do local onde foi tirada a foto, Júpiter e estas luas da Terra formavam uma notável conjunção tripla próxima.

É claro que Júpiter também tem muitas luas. Na verdade, um olhar mais detido desta foto irá revelar minúsculos pontos de luz próximos ao planeta brilhante, grandes satélites naturais de Júpiter conhecidos com luas Galileanas. 

Planet Earth has many moons.

Its largest artifical moon, the International Space Station, streaks through this lovely skyview with clouds in silhouette against the fading light of a sunset.

Captured from Stuttgart, Germany last Sunday, the frame also includes Earth's largest natural satellite 1.5 days after its New Moon phase.

Just below and left of the young crescent is Jupiter, another bright celestial beacon hovering near the western horizon in early evening skies.

Only briefly, as seen from the photographer's location, Jupiter and these moons of Earth formed the remarkably close triple conjunction.

Of course, Jupiter has many moons too. In fact, close inspection of the photo will reveal tiny pin pricks of light near the bright planet, large natural satellites of Jupiter known as Galilean moons.

Tulipas


Tulipas florescem no Jardim Botânico de Munique, Alemanha.

Grávida de nove bebês!


A mexicana Karla Vanessa Perez Castaneda (foto), que há pouco tempo teve trigêmeos, disse estar grávida de nove bebês, numa entrevista à rede  Televisa, e disse estar surpresa por estar grávida de tantos bebês.
"É um milagre. Os médicos me disseram que são seis meninas e três meninos," disse. "É cedo para começar a pensar em nomes para todos eles. Eu só espero que tudo dê certo."

Perez engravidou novamente pouco depois de dar à luz trigêmeos – duas meninas e um menino – em 4 de novembro de 2011. Ela e o marido já tinham um menino, de quatro anos.
Os bebês deverão ser retirados por cesariana em 20 de maio, quando ela estiver no sétimo mês de gestação.
"Os médicos marcaram aquela data, mas se tudo estiver bem eles poderão esperar mais um mês, quando estarão mais desenvolvidos, e passar menos tempo na incubadeira," disse a mulher, de 32 anos.


Karla Vanessa Perez Castaneda (Photo), in an interview with Mexico's main broadcaster Televisa, spoke of her surprise at discovering she was carrying so many babies.
"It's miraculous. Doctors tell me there are six girls and three boys," she said. "It's much too early to start thinking about names for them all. I just hope that everything goes well."
Mrs Perez fell pregnant shortly after giving birth to triplets – two girls and a boy – on November 4 last year. She and her husband already have a four-year-old boy.
The babies are due to be delivered by caesarean section on May 20 when she reaches the seventh month of pregnancy.
"The doctors have scheduled that date but if all looks good they may hold on for another month when the babies are more developed so they can spend less time incubated," the 32-year-old said.

Vídeo: Pouso atormentado







 

 

 

 

Condições climáticas extremas no norte da Espanha põem à prova a habilidade dos pilotos, que têm de pousar com fortes ventos que balançam os aviões e deixam os passageiros nervosos.

 

 

O vídeo mostra aviões pousando no aeroporto Loiu, em Bilbao sob fortes ventos laterais, que chegaram a obrigar alguns pilotos a arremeter. 
Os ventos atingiram até 40 milhas por hora no aeroporto basco, e rajadas a mais de 80 milhas por hora foram registradas na região.
Quatro aviões chegaram a alternar para outros aeroportos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O lemur mangusto



Um lemur mangusto filhote aconchegado no pêlo de sua mãe, em Busch Gardens, Tampa, Flórida.

No começo deste mês, gêmeos desta espécie nasceram no local. O animal pertence às espécies consideradas vulneráveis. Busch Gardens participa de programas de criação de espécies ameaçadas.

A Cidade dos Flamingos




Todo  ano os lagos do Quênia ficam lotados com uma das maiores populações de flamingos do mundo - o que faz a região ser chamada da Cidade dos Flamingos pelos visitantes.

A área ao redor do grupo de lagos toma uma impressionante coloração rosada quando milhões de flamingos chegam voando para procriar - proporcionando uma das mais belas cenas do mundo.

O local é procurado pelas aves por causa da enorme quantidade de algas que crescem devido às águas rasas e à forte luz solar que incide sobre elas.

Every year the lakes of Kenya become packed with one of the largest populations of flamingo in the world - leading it to be dubbed Flamingo City by visitors. 

The area around the group of lakes turns a stunning shade of shocking pink as millions of flamingos fly in to breed - sparking one of the worlds most spectacular displays. 

It's so popular for the birds because of the huge amounts of algae here which grows due to the shallow depth of the water and the powerful sunlight beaming down upon it.

Vídeo: Bem-vindo ao Antropoceno



O filme animado mostra o crescimento da humanidade desde o início da Revolução Industrial  até os dias atuais, mapeando cada rota de transporte por terra e água na Terra. 

 

 

O curta metragem intitulado  Welcome to the Anthropocene estreia no norte da Inglaterra e mostra como redes de estradas, rotas de navegação e de voo se espalham pelo mundo. http://vimeo.com/40940686

A animação, que mostra o crescimento da humanidade numa força global em uma escala equivalente os grandes processos geológicos, foi encomendado por uma conferência internacional chamada The Planet Under Pressure (O Planeta Sob Pressão).http://www.planetunderpressure2012.net/

A lista dos mortos


Um rosa pendurada no Muro dos Nomes, no Memorial das Forças Armadas pelos soldados mortos, após uma ceremônia pelo Dia da Memória anual pelos soldados e civis mortos em mas de um século de conflitos entre judeus e árabes, em Latrun, perto de Jerusalém, Israel.

Cem anos de conflitos, sem solução à vista. Não parece verdadeiro, portanto, o dito popular "quando um não quer, dois não brigam". 

Mas é verdadeiramente absurdo que dois povos briguem ininterruptamente durante cem anos. A lista dos mortos no Muro dos Nomes que o diga.

Vídeo: Majorana








Partículas da recém-descoberta Majorana poderão permitir à ciência tornar realidade os supercomputadores subatomicos, capazes de armazenar quantidades tão grandes de informação quanto as de partículas no universo. A descoberta foi feita por pesquisadores na Holanda; eles dizem  que quando for utilizada, tornará obsoleta a atual tecnologia de computadores. A existência da Maiorana foi prevista 75 anos atrás pelo cientista italiano Ettore Majorana. Essas partículas, subatômicas, poderão ser usadas para armazenar informações.




Newly discovered Majorana particles are scientists' best chance to create subatomic supercomputers that could store as many pieces of information as there are particles in the universe. The discovery was made by researchers in the Netherlands who say it could be applied to make today's computer technology obsolete.

Um gato muito gordo


Jennifer Steketee, do Abrigo de Animais Santa Fe segura Meow (Miau), que pesa incríveis 20 quilos. Meow, de dois anos, foi abandonado por seus donos, de 87 anos, após seu peso escapar ao controle.

A Lua e Mercúrio ao alvorecer | Morning, Moon, and Mercury


Na semana passada, Mercúrio vagava para longe do Sol, na direção oeste. Quando o planeta mais interno do sistema solar se aproximou do seu maior alongamento ou maior ângulo em relação ao Sol (para esta aparição, cerca de 27 graus), estava acompanhado de uma velha Lua crescente. 

A conjunção foi uma visão cativante para os que se levantam cedo no hemisfério sul. O par subiu junto pelo céu do pré-alvorecer, subindo alto acima do horizonte ao longo de um íngreme plano eclíptico inclinado. 

Esta sequência bem montada capta a Lua em elevação e Mercúrio sobre as luzes da cidade de Brisbane, em Queensland, Austrália.

Um empilhamento de imagens digitais, ela consiste em uma exposição feita a cada 3 minutos, começando às 4h15 do horário local, em 19 de abril. A trilha de Mercúrio está na estrema direita, separada do caminho da Lua por cerca de 8 graus. 


Last week Mercury wandered far to the west of the Sun. As the solar system's innermost planet neared its greatest elongation or greatest angle from the Sun (for this apparition about 27 degrees) it was joined by an old crescent Moon. 

The conjunction was an engaging sight for early morning risers in the southern hemisphere. There the pair rose together in predawn skies, climbing high above the horizon along a steeply inclined ecliptic plane. 

This well composed sequence captures the rising Moon and Mercury above the city lights of Brisbane in Queensland, Australia. A stack of digital images, it consists of an exposure made every 3 minutes beginning at 4:15 am local time on April 19. Mercury's track is at the far right, separated from the Moon's path by about 8 degrees.

Minúsculos meteoritos

Minúsculos meteoritos encontrados no norte da Califórnia faziam parte de uma gigantesca bola de fogo que explodiu durante o fim de semana com cerca de um terço da potência explosiva da bomba atômica jugada sobre Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. 

Cada fragmento de rocha pesava cerca de 10 gramas. 


Especialistas dizem que o meteoro em chamas, datado da formação inicial do sistema solar há 4 ou 5 bilhões de anos, tiha provavelmente o tamanho de uma minivan quando entrou na atmosfera terrestre com um grande estrondo, no começo do domingo. Ele foi visto de Sacramento, Califórnia, até Las Vegas e  parte do norte de Nevada.

Um acontecimento daquelas dimensões pode ocorrer uma vez ao ano em algum lugar do mundo, disse Don Yeomans, da Agência do Programa da Nasa Near-Earth Object (Objetos Próximos à Terra) do Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia. Mas a maioria deles ocorre sobre os oceanos ou regiões desabitadas, disse.
"Conseguir ver um desses é algo especial," disse ele, que acrescentou: " A maioria dos meteoros que são vistos no céu noturno são do tamanho de pequenas pedras, ou mesmo grãos de areia, e suas trilhas duram um ou dois segundos."

O meteoro provavelmente pesava umas 70 toneladas, disse Bill Cooke, especialista em meteoros do Centro Marshall de Voos Espaciais em Huntsville, Alabama. No momento da disintegração, ele disse, houve a liberação de uma quantidade de energia equivalente á de uma explosão de 5 quilotons. A bomba de Hiroshima liberou 15 quilotons.

O estrondo, disse outro especialista, foi causado pela velocidade de entrada da rocha espacial na atmosfera. Meteoritos entram na atmosfera superior a velocidades de até 70.800 km/h - maior que a velocidade do som, criando, assim, um estrondo sônico.

O atrito entre a rocha e o ar é tão intenso que  "eles nem chega a se queimar, vaporizando-se," disse Tim Spahr, diretor do Minor Planet Center da Universidade de  Harvard.

Pedaços do meteoro podem ter-se espalhado por uma área de até 16 km.

O meteorito contém aminoácidos e compostos orgânicos que são muito importantes para a ciência, além de carbono e uma forma de água. Na verdade, este tipo de rocha espacial costuma conter muita água. 

O asteróide do tamanho de uma minivan não estava na longa lista da Nasa de objetos próximos à Terra se aproximando do planeta que ela acompanha, e por isso pegou os cientistas de surpresa. Há milhões de objetos daquele tamanho desconhecidos, pquenos demais para detectar.


Meteoro sobre Reno | Meteor over Reno


Esta imagem, fornecida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, mostra um meteoro sobre Reno, Nevada, EUA.

A rocha espacial se incendiou ao entrar na atmosfera da Terra, por volta das 8h00 (horário local). Relatos de uma bola de fogo foram recebidos até de Sacramento, na California, ao norte, e de Las Vegas, a leste.

Bill Cooke da Agência Ambiental de Meteoróides do Centro Marshall de Voos Espaciais da NASA, em Huntsville, estima que o objeto tinha o tamanho de uma minivan, pesava ao redor de 70 toneladas métricas no momento de sua desintegração e liberou uma quantidade de energia equivalente á de uma explosão de 5 quilotons.


This image provided by NASA's Jet Propulsion Laboratory shows a meteor over Reno Nevada. 

The former space rock-turned-flaming-meteor entered Earth's atmosphere around 8 a.m. Reports of the fireball have come in from as far north as Sacramento, California. and as far east as North Las Vegas. 

Bill Cooke of the Meteoroid Environments Office at NASA's Marshall Space Flight Center in Huntsville, estimates the object was about the size of a minivan, weighed in at around 154,300 pounds (70 metric tons) and at the time of disintegration released energy equivalent to a 5-kiloton explosion.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lagartixa


Uma lagartixa estica a língua num pedaço de casca de árvore na Ilha Batam, Indonésia.

Incêndio florestal


Um incêndio florestal em Guadalajara, México. O fogo, que começou em 21 de abril, já ameaça a área urbana da cidade.

Lava e neve


Lava flui pelo cone coberto de neve do Monte Etna, perto da cidade de Catania, na Sicília, sul da Itália.

O paraíso, literalmente


A praia Musha Cay, nas Bahamas, é, literalmente, o paraíso na Terra.
Os preços, no entanto, são de amargar: a partir de US$ 264.000 por semana.

Características notáveis: casa de campo de 10.000 m² , praias e jacuzzis, frota de embarcações, avião bimotor, 30 empregados à disposição.

Os 10 bilhões de planetas da Via Láctea | The Milky Way's 10 Billion Planets

Esta concepção artística dá uma ideia de quão comuns são os planetas ao redor das estrelas na Via Láctea. Os planetas, suas órbitas e suas estrelas-mães estão todos bastante ampliados em comparação às suas distâncias reais de separação. 

Uma busca de seis anos que pesquisou milhões de estrelas com o uso da técnica de microlentes concluiu que os planetas em torno das estrelas são a regra, em vez de a exceção. A quantidade média de planetas por estrela é maior que um. Isso significa que existe a probabilidade de haver um mínimo de 1.500 planetas a apenas 50 anos-luz da Terra.

Os resultados baseiam-se em observações feitas durante mais de seis anos pela cooperação PLANET (Probing Lensing Anomalies NETwork), fundada em 1995. O estudo conclui que há bem mais planetas de tamanho semelhante ao da Terra do que ao de Júpiter. 

Isso se baseia na calibragem de uma função de massa planetárias que mostra que o número de planetas aumenta quanto menores forem suas massas. Uma estimativa bruta desta pesquisa apontaria a existência de mais de 10 bilhões de planetas terrestriais em toda a nossa galáxia.

Os resultados foram publicados na edição de 12 de janeiro de 2012 da revista britânica de ciência Nature.



This artist's illustration gives an impression of how common planets are around the stars in the Milky Way. 

The planets, their orbits and their host stars are all vastly magnified compared to their real separations.

A six-year search that surveyed millions of stars using the microlensing technique concluded that planets around stars are the rule rather than the exception. The average number of planets per star is greater than one. This means that there is likely to be a minimum of 1,500 planets within just 50 light-years of Earth.

The results are based on observations taken over six years by the PLANET (Probing Lensing Anomalies NETwork) collaboration, which was founded in 1995. The study concludes that there are far more Earth-sized planets than bloated Jupiter-sized worlds. 

This is based on calibrating a planetary mass function that shows the number of planets increases for lower mass worlds. A rough estimate from this survey would point to the existence of more than 10 billion terrestrial planets across our galaxy.

The results were published in the January 12, 2012, issue of the British science journal Nature.

Pela boca


Diz o ditado que o peixe morre pela boca. Neste caso, foi pela boca do pássaro.

Manifesto da Baixaria

Roberto DaMatta 
Um fantasma ronda o Brasil: o fantasma da falta de educação e da baixaria. Juízes do Supremo, parlamentares, ministros, altos empresários e governadores perderam o senso luso-brasileiro e ameaçam um bate-boca generalizado. Alguns tentam conjurar essas brigas antiaristocráticas que pegam mal porque revelam muito do que não pode ser mostrado.
Aqui se faz um apelo aos leitores. Sejam sinceros e tirem a honestidade da zona cinzenta dos pecados e dos malfeitos. Façam o contrário dos diplomatas e dos populistas: proclamem o que pensam e sentem. Seremos todos acusados de intrigantes e boquirrotos pela direita (a dona da bola e, por isso mesmo, corrompida), pela esquerda (revolucionária, é claro, mas no poder e com vastos limites) e pelo centro que sempre foi o berço do nosso moralismo que diz que vai, mas não vai antes de saber pra onde a coisa está indo e, por isso mesmo, emudece porque a sinceridade que iguala é o maior pecado de um sistema desigual.

- I -

Critique abertamente e não se esconda no anonimato. Seja grosso com os pulhas que roubam o nosso dinheiro e discorde. Não escolha a pusilanimidade dominante.

- II -

Contrariando frontalmente a visão geral do escândalo que cobre o nosso País de egrégios gregos gregários - de Deltas a Demóstenes -, envolvendo governantes e governados, eu afirmo que quando o bate-boca ocorre nas altas esferas temos um sinal de lucidez, de democracia e de progresso. No contexto da hipocrisia nacional, uma discussão entre ministros do Supremo é algo revolucionário.

Todo tribunal é feito de conflitos, denúncias e busca da verdade. Exceto no Brasil, onde ainda se tem o direito de mentir e se é obrigado a engolir choro. São os conflitos verbais que deixam surgir a Verdade com sua nudez transparente e escandalosa.

Chega de botar a poeira debaixo do tapete em nome de uma ética aristocrática. Vivemos um momento no qual o igualitarismo rompe nossas portas e, como um hóspede imprevisto e não convidado, demanda - acima de tudo - um mínimo de sinceridade. E a sinceridade só surge quando nos entregamos a forças maiores do que nós. Como foi o caso do ministro do Supremo que, criticado pelo colega, reagiu numa veemente e histórica entrevista.

Este manifesto discorda da opinião segundo qual o Supremo fica menor quando seus membros discordam. Pois o seu autor está absolutamente seguro ao dizer que quanto mais os agentes públicos ficarem putos uns com os outros, mais democracia igualitária cairá, como chuva de verão, sobre todos nós. 

O imprevisto é o centro da vida democrática. E o imprevisto maior do Brasil no qual vivemos é a descoberta do papel do Estado não como fulcro de igualdade de oportunidades, mas como uma fonte de aristocracia e de enriquecimento ilícito. Só a baixaria pode liquidar a perversão de combinar até mesmo as discórdias. Temos de reformar a nossa boa educação de senhores de engenho que leva à mentira e ao agrado do governante para pegar o contrato sem discutir mérito ou eficiência. Mesmo - pasmem - quando isso pode existir. O bate-boca no Supremo não diminui a Corte magistral. Muito pelo contrário, ele torna essa corte mais honrada e democrática. O Brasil precisa ser desmascarado e posto a nu para si mesmo. É hora de ver o fantasma.

- III -

Democracia é partejada por igualdade (todos podem falar, mesmo errado) e individualismo (todos têm o direito de querer) - esses valores que produzem conflito. O conflito revela o lado vivo do Supremo Tribunal Federal. Ele mostra que os nossos supermagistrados são humanos e suscetíveis de raiva, ressentimento e vingança. Por isso a discussão não é só mais do que bem-vinda: ela é fundamental.

- IV -

Sem opinião não há sinceridade. A medida da honestidade jaz no que realmente pensamos de algum assunto ou pessoa. É, pois, imperioso acabar com as luvas de pelica. Discutir não é ser mal-educado, é afirmar que - finalmente! - podemos concordar em discordar. O Brasil precisa ver as suas meias furadas.

- V -

Acabemos com a frescura dos lenços de seda - sejamos igualitários. Olhemos os fatos que estão nas manchetes e enxerguemos o que dizem. O bom-mocismo nacional é uma simpatia e uma gracinha, como dizem os grã-finos, mas é também o modo de obter altos faturamentos não só em obras, mas em projetos do governo. Essa coisa personalizada e com dono mas sempre isenta, sempre ausente, sempre vendo o debate como uma baixaria e, por isso, sempre inocente porque não se mete ou é responsável por coisa alguma!
Irrompamos respeitosamente com dona mamãe. Ela diz: seja paciente com o tio Fulano ou com o Dr. Sicrano. Eu vos digo: sejam mal-educados e profiram o que pensam. O Brasil precisa de bate-boca - esse cerne da oposição! Mande o professor às favas, denuncie o prefeito, o senador, o empresário, o chefe e o presidente - caso eles sejam mentirosos, incompetentes e desonestos.

- VI -

Desvende o Brasil. Seja um mal-educado dizendo o que pensa. Só assim realizaremos a nossa tão atrasada revolução igualitária, obrigando esta CPI a promover um desmascaramento geral. Rezemos para que todos botem a boca no mundo e sejam sinceros. Se isso ocorrer, faremos o inusitado: não vamos certamente acabar com a corrupção, mas iremos ferir de morte esta república que aristocratiza seus altos funcionários e torna milionários os seus sócios. Mal-educados do mundo, uni-vos!

Operação Gerocômio


A Polícia Federal com o apoio do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS deflagrou na manhã de hoje, 25, a Operação Gerocômio, com o objetivo de desarticular quadrilha responsável pela emissão e recebimento fraudulento de benefícios da Previdência Social.  Sete pessoas foram presas.

Foram cumpridos 7 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.  106 Policiais Federais e 7 servidores do INSS participam da ação, que ocorre simultaneamente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Jundiaí, Valinhos e Campinas.

A investigação iniciou-se se em outubro de 2011 após a verificação de informações inconsistentes nos bancos de dados da Previdência Social. Há evidências de envolvimento de uma rede composta por beneficiários, intermediários e servidores públicos.

Os benefícios fraudulentos eram solicitados sempre junto à mesma Agência da Previdência Social e concedidos pelos mesmos servidores. Eles se referem especialmente a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Pensão por Morte e Benefício de Amparo Social ao Idoso, conhecido por LOAS. Para o LOAS não é necessária contribuição prévia, pois se destina a pessoas idosas cuja renda familiar, por pessoa, não ultrapasse o valor de ¼ de salário mínimo.

O grupo agia de duas maneiras: para os benefícios assistenciais eram obtidas declarações falsas de familiares dos beneficiários. Para a concessão de aposentadoria por tempo de serviço e pensão por morte, era feita a conversão irregular de tempo de serviço especial ou, ainda, a inserção de vínculos ou recolhimentos fictícios no sistema informatizado da Previdência. Estima-se que mais de R$ 8 milhões tenham sido pagos em benefícios irregulares.

O termo gerocômio refere-se à casa de idosos, tendo sido utilizado porque as fraudes referem-se a benefícios devidos, em sua maioria, em razão da idade.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade documental, estelionato qualificado e inserção de dados em sistemas de informação ou documentos previdenciários, cujas penas variam de 1 a 12 anos de prisão.


O Cutty Sark







O Cutty Sark foi construído em 1869 como um navio mercante no estado da arte, e fez o transporte de chá para a China e de lã para a Austrália.

Em 1954, o Cutty Sark foi levado para uma doca seca feita especiamente para ele, em Greenwich. O capitão de sua última viagem foi CE Irving, de 83 anos, que navegou pelo mundo no navio três vezes antes de fazer 17 anos.

Quando o Cutty Sark foi levado para sua doca seca, figuras de proa, pinturas e modelos foram reunidos para exibição a bordo do navio.

O Cutty Sark se tornou um famoso marco em Greenwich. Ele geralmente ostenta bandeiras onde se lê 'JKWS' – o código que representa o Cutty Sark no Código Internacional de Sinais de 1857.

Em 21 de maio de 2007, o Cutty Sark pegou fogo e ardeu por várias horas.

Boa parte do tecido do navio havia sido retirada para restauro antes do incêndio, escapando da destruição.

Doadores públicos e privados deram US$ 80 milhões para cobrir o custo de restauração do Cutty Sark.

A empresa Grimshaw Architects conduziu a restauração.Seu plano incluiu criar um museu com teto de vidro sob o navio, que fica elevado 3 metros no ar.

Críticos reclamaram que o navio deveria ser exibido na água, mas após vários anos em doca seca, o Cutty Sark estava corroído demais para poder ser colocado na água.

O novo museu é parte do plano da Grimshaw Architects de tornar o navio economicamente sustentável – o espaço dobra, com um lugar de eventos para alugar.

A figura de proa do navio representa Cutty Sark, o apelido da sedutora feiticeira Nannie Dee, do poema de Robert Burns, Tam o' Shanter. 'Cutty sark' significa 'short shift' – o traje que a feiticeira está usando.

O Cutty Sark é um dos três navios 'compostos' sobreviventes. Seu chassi de ferro forjado apóia assoalhos de teca, rocha e olmo, que eram então cobertos abaixo da linha d'água com betume, feltro e chapas metálicas.

Vários artesãos tradicionais trabalharam na restauração do navio. A restauração combinou artesanato tradicional com  modernidades acrescidas, como um elevador desativado e saídas de incêndio.

O Cutty Sark 'foi uma espécie Concorde de sua época' diz o arquiteto Nicholas Grimshaw. 'Era um navio impressionantemente veloz' 




The Cutty Sark was built in 1869 as a state-of-the-art merchant vessel and served on the tea run to China and the wool run to Australia.

In 1954 the Cutty Sark was moved to a custom-built dry dock at Greenwich. The captain on its last voyage was 83-year-old CE Irving, who had sailed the world three times in the ship before he was 17.

As the Cutty Sark was moved to its dry dock, figureheads, paintings and models were collected for exhibition aboard the ship.

The Cutty Sark became a famous landmark in Greenwich. It usually flies flags reading 'JKWS' – the code representing Cutty Sark in the International Code of Signals of 1857.

On 21 May 2007 the Cutty Sark caught fire and burned for several hours.

Much of the fabric of the ship had been removed for restoration before the fire, and remained undamaged.

Public and private donors gave £50m to meet the cost of restoring the Cutty Sark.

Grimshaw Architects, best known for Cornwall's Eden Project, led the restoration.Their plan involved creating a glass-roofed museum beneath the ship, which is raised 3m in the air.

Critics complained that the ship should be displayed in water, but after many years in dry dock the Cutty Sark was too corroded to be seaworthy.

The new museum is part of Grimshaw Architects' plan to make the ship economically sustainable – the space doubles as a venue for hire.

The ship's figurehead represents Cutty Sark, the nickname of the seductive witch Nannie Dee in Robert Burns's poem Tam o' Shanter. 'Cutty sark' means 'short shift' – the garment the witch is wearing.

The Cutty Sark is one of three surviving 'composite' ships. Its wrought-iron frame supports teak and rock elm planks, which were then covered below the waterline with bitumen, felt and metal plates.

Many traditional craftspeople worked on the restoration of the ship.The restoration has combined traditional crafts with modern additions such as a disabled lift and fire escapes.

 The Cutty Sark 'was sort of the Concorde of its age' says architect Nicholas Grimshaw. 'It was an amazingly fast ship'









Mineração no espaço



 

 

Um companhia apoiada pela Google e pelo diretor de cinema James Cameron pretende explorar e extrair água, metais preciosos, e minerais raros de asteróides próximos à Terra. 

 

 

Os executivos do Google  Larry Page e Eric Schmidt, e o cineasta James Cameron estão entre os que bancarão um empreendimento para pesquisar e depois extrair metais preciosos e minerais raros de asteróides que orbitam próximos à Terra, disse a companhia. 

A Planetary Resources, de Bellevue, Washington, inicialmente se concentrará no desenvolvimento e venda de espaçonaves robóticas de baixíssimo custo para missões de pesquisa.

Uma missão de demonstração em órbita da Terra deverá ser lançada dentro de dois anos.
Os primeiros clientes da Planetary Resources deverão ser agências científicas, como a Nasa, além de institutos privados de pesquisa.

Dentro de cinco a 10 anos, no entanto, a companhia pretende passar da venda de plataformas de observação em órbita da Terra para serviços de prospecção. Ela pretende explorar alguns dos milhares de asteroides que passam relativamente perto da Terra e extrair matéria prima deles.

Segundo a companhia um asteróide de 30 metros pode conter entre US$ 24 bilhões e US$ 48 bilhões de platina, a preços de hoje.

Nem todas as missões trarão metais preciosos à Terra. Além de mineração de platina e outros metais preciosos, a firma planeja extrair água dos asteróides para fornecer a depósitos orbitais de combustível, que poderão depois ser usados pela Nasa e outras agências para missões espaciais robóticas e humanas.

A Planetary Resources não informa quando a mineração de asteróides irá começar. http://www.planetaryresources.com/

Galáxia com dupla personalidade | Galaxy With Split Personality


A visão infravermelha do Telescópio Espacial Spitzer da NASA revelou que a galáxia do Sombrero é, na verdade, duas galáxias em uma.

Enquanto algumas galáxias são redondas e outras são discos delgados como a nossa espiral Via Láctea, novas observações do Telescópio Espacial Spitzer da NASA mostram que a galáxia do Sombrero é ambas. A galáxia, que é redonda elíptica com um disco embutido em seu interior, é uma das primeiras conhecidas a  exibir características dos dois tipos diferentes. As descobertas levarão a uma melhor compreensão da evolução das galáxias, algo ainda pouco compreendido.

"A Sombrero é mais complexa do que se imaginava," disse Dimitri Gadotti, do Observatório Europeu do Sul, no Chile, e autor principal de um novo artigo sobre as descobertas que aparecem no Monthly Notices da Real Sociedade Astronômica. "A única maneira de entender tudo o que sabemos sobre esta galáxia é vê-la como duas galáxias, uma dentro da outra."

A galáxia do Sombrero, também denominada NGC 4594, fica 28 milhões de anos-luz distante, na Constelação de Virgem. Do nosso ponto de vista na Terra, podemos ver as finas bordas de seu disco achatado e a uma protuberância central de estrelas, tirnando-o um chapéu de borda larga. Os astrônomos não sabem se o disco da Sombrero tem a forma de um anel ou espiral, mas concordam em que ele pertence à classe dos discos.

"O Spitzerestá ajudando a desvelar segredos por trás de um objeto que foi fotografados milhares de vezes," disse Sean Carey do Spitzer Science Center da NASA, no California Institute of Technology, em Pasadena. "É impressionante o Spitzer poder ler os registros fósseis de eventos que ocorreram bilhões de anos atrás nesta bela e arquetípica galáxia."

O Spitzer capta uma visão diferente da galáxia em relação aos telescópios de luz visível. Em frequências de luz visível a galáxia parace imersa em um halo brilhante, que os cientistas pensavam que fosse relativamente leve e pequeno. Com a visão em infravermelho do Spitzer, surge uma imagem diferente. O Spitzer vê velhas estrelas através da poeira e revela que o halo tem  tamanho e massa para ser uma gigantesca galáxia elíptica.

Embora seja tentador imaginar que o gigantesco disco elíptico engoliu um disco espiral, os astrônomos dizem que isso é altamente improvável porque tal processo teria destruído a estrutura do disco. Em vez disso, um cenário que eles propõem é que uma gigantesca galáxia elíptica foi inundada por gás há mais de nove bilhões de anos.No início da história do nosso universo, redes de nuvens gasosas eram comuns, e elas, às vezes, alimentavam galáxias em crescimento, fazendo-as engrossar. O gás teria sido atraído para a galáxia pela gravidade, caindo na  órbita ao redor do centro e, rodopiando, fomado um disco achatado. Estrelas teriam se formado do gás no disco.

"Isso impõe todo tipo de pergunta," disse Rubén Sánchez-Janssen do Observatório Europeu do Sul, coautor do estudo. "Como um disco tão grande se formou e sobreviveu dentro de uma alíptica tão grande? Quão incomum é esse processo de formação?"

Pesquisadores dizem que as respostas poderiam ajudá-los a entender como outras galáxias evoluem. Outra galáxia,  Centaurus A, parece ser també, uma galáxia elíptica com um disco no interior.Mas este disco não contém muitas estrelas. Astrônomos especulam que Centaurus A poderia estar em um estágio anterior de evolução em relação ao de Sombrero e poderia, afinal, parecer semelhante.

As descobertas também elucidam um mistério a respeito da quantidade de aglomerados globulares na galáxia do Sombrero. Aglomerados globulares são  pepitas esféricas  de velhas estrelas. As elípticas geralmente têm alguns milhares, e as espirais contêm algumas centenas. O Sombrero tem quase 2.000, um número que faz sentido agora, mas que confundiu os astrônomos enquanto eles pensavam ser apenas um disco galáctico.

 
The infrared vision of NASA's Spitzer Space Telescope has revealed that the Sombrero galaxy - named after its appearance in visible light to a wide-brimmed hat - is in fact two galaxies in one.

While some galaxies are rotund and others are slender disks like our spiral Milky Way, new observations from NASA's Spitzer Space Telescope show that the Sombrero galaxy is both. The galaxy, which is a round elliptical galaxy with a thin disk embedded inside, is one of the first known to exhibit characteristics of the two different types. The findings will lead to a better understanding of galaxy evolution, a topic still poorly understood.

"The Sombrero is more complex than previously thought," said Dimitri Gadotti of the European Southern Observatory in Chile and lead author of a new paper on the findings appearing in the Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. "The only way to understand all we know about this galaxy is to think of it as two galaxies, one inside the other."

The Sombrero galaxy, also known as NGC 4594, is located 28 million light-years away in the constellation Virgo. From our viewpoint on Earth, we can see the thin edge of its flat disk and a central bulge of stars, making it resemble a wide-brimmed hat. Astronomers do not know whether the Sombrero's disk is shaped like a ring or a spiral, but agree it belongs to the disk class.

"Spitzer is helping to unravel secrets behind an object that has been imaged thousands of times," said Sean Carey of NASA's Spitzer Science Center at the California Institute of Technology in Pasadena. "It is intriguing Spitzer can read the fossil record of events that occurred billions of years ago within this beautiful and archetypal galaxy."

Spitzer captures a different view of the galaxy than visible-light telescopes. In visible views, the galaxy appears to be immersed in a glowing halo, which scientists had thought was relatively light and small. With Spitzer's infrared vision, a different view emerges. Spitzer sees old stars through the dust and reveals the halo has the right size and mass to be a giant elliptical galaxy.

While it is tempting to think the giant elliptical swallowed a spiral disk, astronomers say this is highly unlikely because that process would have destroyed the disk structure. Instead, one scenario they propose is that a giant elliptical galaxy was inundated with gas more than nine billion years ago. Early in the history of our universe, networks of gas clouds were common, and they sometimes fed growing galaxies, causing them to bulk up. The gas would have been pulled into the galaxy by gravity, falling into orbit around the center and spinning out into a flat disk. Stars would have formed from the gas in the disk.

"This poses all sorts of questions," said Rubén Sánchez-Janssen from the European Southern Observatory, co-author of the study. "How did such a large disk take shape and survive inside such a massive elliptical? How unusual is such a formation process?"

Researchers say the answers could help them piece together how other galaxies evolve. Another galaxy, called Centaurus A, appears also to be an elliptical galaxy with a disk inside it. But its disk does not contain many stars. Astronomers speculate that Centaurus A could be at an earlier stage of evolution than the Sombrero and might eventually look similar.

The findings also answer a mystery about the number of globular clusters in the Sombrero galaxy. Globular clusters are spherical nuggets of old stars. Ellipticals typically have a few thousand, while spirals contain a few hundred. The Sombrero has almost 2,000, a number that makes sense now but had puzzled astronomers when they thought it was only a disk galaxy.

O ‘santo’ servil ao diabo e o grampeador no grampo


José Nêumanne

Promiscuidade da lei com o crime só terá fim com Protógenes punido e Demóstenes cassado

Há uma diferença crucial entre o bandido, armado ou desarmado, que o assalta e o sujeito finório que entra em sua casa como amigo ou por ser parente e, depois, é flagrado furtando um talher de prata à mesa ou assediando alguma mocinha incauta no sofá da sala. Cada vez que o cidadão brasileiro toma conhecimento de mais uma falcatrua realizada pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares em Goiás, Minas ou no Espírito Santo, já encara o fato com normalidade, assim como normal é a notícia de mais um descalabro protagonizado por Marcos Valério Fernandes. Esses personagens do escândalo do “mensalão” já constam da crônica policial. Deles não se espera outra coisa. Alguém imaginaria um deles patrocinando uma causa benemérita? Seria como testemunhar Chico Picadinho pedindo doações para a Santa Casa de Misericórdia. Coisa muito diferente, contudo, é saber que Protógenes Queiroz teve sua voz reconhecida num grampo de seus colegas federais na investigação do bando criminoso do contraventor Carlinhos Cachoeira. E, mais ainda, deparar com Demóstenes Torres funcionando como despachante do bicheiro e usando para tal sua condição de parlamentar.

Acontece que Protógenes Queiroz foi agente federal da lei. E Demóstenes Torres é um representante do povo. Uma coisa é se assustar com uma pistola imaginária de um assaltante na testa ao acordar no meio da noite e abrir-lhe o cofre para ter surrupiadas as joias da família. Outra, muito pior, é ficar sabendo, de repente, que o amigo íntimo tido como o mais correto, o mais moralista de todos, o que mais parecia ser a favor da lei, da moral e dos bons costumes não passa de um vulgar serviçal do crime organizado que assalta a República em proveito pessoal.

A bem da verdade, não é bem esse o caso de Protógenes. Como delegado da Polícia Federal (PF), ficou famoso depois de assumir as investigações da Operação Satiagraha. Seus métodos, no mínimo, heterodoxos de investigar as hostilidades entre os sócios italianos da Italia Telecom e o administrador de fundos brasileiro Daniel Dantas, cuja prisão lhe rendeu enorme exposição na mídia, motivaram processo da própria PF, movido antes de ele se candidatar à Câmara dos Deputados. Eleito pelas sobras dos votos do palhaço Tiririca, agora tem imunidade.

Ao declarar a investigação ilegal, a Justiça deu razão ao juiz federal Ali Mazloum, que a questionou por achar que o policial exacerbou da função em busca de notoriedade para se candidatar a um cargo político. É, de fato, questionável, para não usar termo mais duro, vender a imagem de Eliot Ness do Sapopemba para se tornar estrela do noticiário e, com isso, ganhar notoriedade suficiente para almejar uma cadeira no Legislativo federal. No entanto, o policial processado pela instituição a que serve conseguiu legenda no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e licença da Justiça Eleitoral para disputar votos. E, não os obtendo em número suficiente para se tornar representante do povo, teve a preciosa ajuda do palhaço puxador de votos para atingir seu objetivo político.

Não é de estranhar que, com esse currículo, ele tenha sido flagrado em conversa telefônica com o sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, conhecido como Dadá ou Chico, do estreito círculo íntimo de Cachoeira. Menos ainda que tenha apelado, como está habituado a fazer, para a tergiversação ao reagir à denúncia apresentada contra ele pelo presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), que pediu sua cassação ao Conselho de Ética da Câmara. Sua Excelência apresentou como prova de quebra de decoro parlamentar imagem do tucano indicando ao correligionário Rogério Marinho (PSDB-RN) cartaz, que este rasgou, à porta de seu gabinete conclamando pela convocação de uma CPI sobre a “privataria tucana”, tema de best-seller de Amaury Ribeiro Jr., protagonista do nebuloso caso de falsificação do pedido de quebra de sigilo fiscal de Verônica, filha do tucano José Serra, candidato a prefeito de São Paulo. Em vez de explicar ao público, que paga seus proventos de policial e seus vencimentos de parlamentar, que relações mantém com Dadá ou Chico, o deputado comunista preferiu acusar o presidente nacional do PSDB de estar a serviço de Daniel Dantas, cujos métodos, segundo ele, se assemelham aos do bicheiro. Mas o caso do grampeador apanhado no grampo, como está descrito acima, é muito diferente do de Demóstenes Torres, embora suas biografias tenham, na origem, pontos comuns. Como Protógenes, o senador hoje sem partido entrou na política pela porta do combate ao crime, na Secretaria de Segurança de Goiás.

Aí, contudo, acabam as semelhanças. Até ter sua intimidade com o bicheiro devassada pelos grampos telefônicos da PF, o oposicionista não tinha em sua biografia profissional ou política nenhuma mancha evidente. Ao contrário, ele vendeu à Nação a imagem de cidadão acima de qualquer suspeita, um Catão moralista implacável que perseguia de forma exemplar e corajosa os malfeitores (para usar termo da preferência da presidente Dilma Rousseff) que dilapidam os recursos públicos aproveitando-se de cargos no governo ou poder político. A revelação de sua dupla face – perseguidor de criminosos a serviço de um fora da lei – surpreendeu a Nação inteira, dando-lhe a desconfortável sensação de que ninguém é confiável. Parafraseando Ivan Karamazov, o personagem de Dostoievski, é como se subitamente descobríssemos que, não sendo Demóstenes honesto, ninguém jamais o seria.

Para pôr fim à maligna promiscuidade entre homens da lei e sequazes do crime os parlamentares de bem devem exigir punição para o grampeador pilhado no grampo dos colegas e providenciar a exemplar cassação do falso moralista que fingiu ser santo para servir ao demônio. O ectoplasma de Demóstenes que desfila no Congresso Nacional é um tumor que apodrece a política e infecciona a democracia.

Jornalista, escritor e editorialista do Jornal da Tarde