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quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Cutty Sark







O Cutty Sark foi construído em 1869 como um navio mercante no estado da arte, e fez o transporte de chá para a China e de lã para a Austrália.

Em 1954, o Cutty Sark foi levado para uma doca seca feita especiamente para ele, em Greenwich. O capitão de sua última viagem foi CE Irving, de 83 anos, que navegou pelo mundo no navio três vezes antes de fazer 17 anos.

Quando o Cutty Sark foi levado para sua doca seca, figuras de proa, pinturas e modelos foram reunidos para exibição a bordo do navio.

O Cutty Sark se tornou um famoso marco em Greenwich. Ele geralmente ostenta bandeiras onde se lê 'JKWS' – o código que representa o Cutty Sark no Código Internacional de Sinais de 1857.

Em 21 de maio de 2007, o Cutty Sark pegou fogo e ardeu por várias horas.

Boa parte do tecido do navio havia sido retirada para restauro antes do incêndio, escapando da destruição.

Doadores públicos e privados deram US$ 80 milhões para cobrir o custo de restauração do Cutty Sark.

A empresa Grimshaw Architects conduziu a restauração.Seu plano incluiu criar um museu com teto de vidro sob o navio, que fica elevado 3 metros no ar.

Críticos reclamaram que o navio deveria ser exibido na água, mas após vários anos em doca seca, o Cutty Sark estava corroído demais para poder ser colocado na água.

O novo museu é parte do plano da Grimshaw Architects de tornar o navio economicamente sustentável – o espaço dobra, com um lugar de eventos para alugar.

A figura de proa do navio representa Cutty Sark, o apelido da sedutora feiticeira Nannie Dee, do poema de Robert Burns, Tam o' Shanter. 'Cutty sark' significa 'short shift' – o traje que a feiticeira está usando.

O Cutty Sark é um dos três navios 'compostos' sobreviventes. Seu chassi de ferro forjado apóia assoalhos de teca, rocha e olmo, que eram então cobertos abaixo da linha d'água com betume, feltro e chapas metálicas.

Vários artesãos tradicionais trabalharam na restauração do navio. A restauração combinou artesanato tradicional com  modernidades acrescidas, como um elevador desativado e saídas de incêndio.

O Cutty Sark 'foi uma espécie Concorde de sua época' diz o arquiteto Nicholas Grimshaw. 'Era um navio impressionantemente veloz' 




The Cutty Sark was built in 1869 as a state-of-the-art merchant vessel and served on the tea run to China and the wool run to Australia.

In 1954 the Cutty Sark was moved to a custom-built dry dock at Greenwich. The captain on its last voyage was 83-year-old CE Irving, who had sailed the world three times in the ship before he was 17.

As the Cutty Sark was moved to its dry dock, figureheads, paintings and models were collected for exhibition aboard the ship.

The Cutty Sark became a famous landmark in Greenwich. It usually flies flags reading 'JKWS' – the code representing Cutty Sark in the International Code of Signals of 1857.

On 21 May 2007 the Cutty Sark caught fire and burned for several hours.

Much of the fabric of the ship had been removed for restoration before the fire, and remained undamaged.

Public and private donors gave £50m to meet the cost of restoring the Cutty Sark.

Grimshaw Architects, best known for Cornwall's Eden Project, led the restoration.Their plan involved creating a glass-roofed museum beneath the ship, which is raised 3m in the air.

Critics complained that the ship should be displayed in water, but after many years in dry dock the Cutty Sark was too corroded to be seaworthy.

The new museum is part of Grimshaw Architects' plan to make the ship economically sustainable – the space doubles as a venue for hire.

The ship's figurehead represents Cutty Sark, the nickname of the seductive witch Nannie Dee in Robert Burns's poem Tam o' Shanter. 'Cutty sark' means 'short shift' – the garment the witch is wearing.

The Cutty Sark is one of three surviving 'composite' ships. Its wrought-iron frame supports teak and rock elm planks, which were then covered below the waterline with bitumen, felt and metal plates.

Many traditional craftspeople worked on the restoration of the ship.The restoration has combined traditional crafts with modern additions such as a disabled lift and fire escapes.

 The Cutty Sark 'was sort of the Concorde of its age' says architect Nicholas Grimshaw. 'It was an amazingly fast ship'









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