Cerro Autana é uma espetacular montanha de arenito-quartzito de topo achatado no oeste da Venezuela.
Os índios Piaroa que vivem no local a reverenciam como o tronco da árvore da vida, da qual toda a vida veio.
O acesso ao local inicia-se pela cidade fronteiriça de
Puerto Ayacucho, aonde se chega de carro ou avião, a partir de Caracas. De lá, percorre-se de barco, por oito horas, o Rio Orinoco e seu tributário, o Autana, até a comunidade.
Após obter a benção de um xamã local e participar de uma memorável cerimônia, chamada yopo (cheirando um pó alucinógeno), inicia-se uma viagem de quatro dias pela selva para abrir uma trilha e um acampamento de base, sob a raramente visitada face leste do Autana.
A subida inicial tem tanto vegetação quando rocha, e chega-se, sobre a cobertura de selva, a Cuevo Autana, um elevado sistema de cavernas.
A maior delas é do tipo 'catedral', com água fresca corrente, chão plano e uma vista realmente espetacular da selva sem fim.
Um lugar inóspito, com umidade de 100%, calor de 35 graus e chuvas torrenciais, onde mosquitos, moscas e dezenas de espécies diferentes de formigas compunham um irritante plano de fundo ao lado de ameaças maiores, como tarântulas, escorpiões e serpentes venenosas altamente letais.
O Cerro Autana, no oeste da Venezuela, com 1.400 metros de altura, é uma das montanhas mais remotas da Amazônia, adorada pelos índios locais como um lugar sagrado.
Estamos vendo um programa aonde mostra esta montanha ...muito legal mais é uma grande aventura....Manuel, Santos, Sao Paulo Brasil
ResponderExcluireSTAMOS VENDO UM DOCUMENTARO ...MUITO LEGAL ...OS ALPINISTAS TEM UMA ABILIDADE FANTANTICA...ACHEI QUE A VIAGEM PELA FLORESTA FALTOU UM POUCO MAIS DE ROUPAS DE PROTEÇÃO ...LUVAS, CAMISAS DE MANGAS E PROTETOR DE ROSTO...ABRAÇOS ..MANUEL, SANTOS, SAO PAULO , BRASIL
ResponderExcluir