A suíça Nestlé é useira e vezeira em iludir o consumidor. Ao menos aos menos atentos. Já foi multada várias vezes por reduzir o tamanho das embalagens, sem dar destaque ao fato, e pior, sem a redução equivalente do preço. O pacote de Nescau antigamente continha 900 gramas. Hoje, tem 800 gramas, mas o preço não baixou; em certos locais até subiu. Dos chocolates, creio nem é preciso dizer muito, mas vale lembrar que aquelas barras grandes pesavam 200 gramas, depois foram reduzidas para 180 gramas, e hoje, algumas têm 170 g, outras, 160 g, e as novidades são bem mais esquálidas, chegando a 140 g. Os preços, no entanto, nunca foram tão absurdamente altos.A polêmica da vez gira em torno de uma bebida que usa o nome do chocolate Alpino, mas não contém nem cheiro do verdadeiro produto original. Obviamente, a enganação das embalagens reproduz cores dos originais, e a do Alpino Fast (Alpino Rápido) chega ao requinte de estampar a foto do verdadeiro bombom. Até o nome está lá, idêntico. Mas o Alpino Fast, versão para beber do famoso chocolate da Nestlé, não tem Alpino.
Agora, a forma está tendo de se ver com o Procon e o Ministério Público. E com o público consumidor, propriamente dito.
Em letras minúsculas, a nestlé se atreve a dizer que o "Alpino não contém chocolate Alpino". Contém o quê, então?
Consumidores que experimentaram a nova farsa a reprovam, dizendo que não se parece nem de longe com o Alpino verdadeiro.
A Nestlé precisa aprender a respeitar o consumidor, especilmente por ela deter parcela substancial do mercado de chocolates e bombons. No Nescau, que concorrentes tem? O Toddy e o quase esquecido, velho e bom Ovomaltine.
A Nestlé usa um eufemismo para tentar justificar o injustificável: o sabor é similar. Similar não é igual, é parecido, assemelhado. Logo, não é a mesma coisa.
E ainda tem o desplante de falar em "transparência", eufemismo usado por bancos, governos, que querem mais é iludir o consumidor. Mas a farsa sempre tem prazo de validade limitado.
Veja, aqui, outras confusões envolvendo a Nestlé, cujo lema é: Pode confiar!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário