Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ouvidorias surdas

Nos últimos dias, uma enxurrada de problemas me fez recorrer a várias ouvidorias, de empresas privadas e de órgãos dos governos.
A constatação foi que as ouvidorias são surdas, pois, ou simplesmente não respondem às mensagens enviadas, ou dão explicações surreais, que desprezam a inteligência do reclamante, ou denotam incapacidade de compreensão de textos por quem os lê, se é que o faz, e responde, quando se digna a fazê-lo.
Uma delas, no post sobre o mau atendimento no Hospital das Clínicas, em São Paulo, em resposta absolutamente evasiva, só foi respondida por intermédio de reclamação em jornal.
Outra, no site do Detran, em São Paulo, no link "Fale com o diretor", à qual foi enviado um questionamento, por duas vezes, simplesmente observa o mantra "o silêncio é de ouro".
Na Folha de São Paulo, o Detran respondeu, quer dizer, "deu retorno", mas com informações absolutamente inconsistentes, nada a ver com o que fora reclamado, como reproduzido abaixo, omitidos os dados da queixosa:
Resposta Detran / Monica
De:Solange Magalhães (cidadesua@grupofolha.com.br) Enviada: quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 19:06:15 Para: monica Prezada Sra Mônica,
Verificamos que o documento de licenciamento referente ao ano de 2010 foi emitido em 26/01/2010. Informamos que desde que paga a taxa de postagem juntamente com o licenciamento, a responsabilidade pela entrega é dos Correios, que realiza a entrega em até 5 dias úteis, porém, poderá se estender devido ao volume de correspondências dos Correios. O documento só não é entregue se no ato da entrega não houver ninguém para recebê-lo ou se o endereço estiver desatualizado no cadastro do veículo.
Após três tentativas de entrega, o correio devolve o documento ao órgão onde o veículo está cadastrado (Detran-SP).
Em caso de dúvidas, por favor, envie e-mail para: falecomdiretor@detran.sp.gov.br
Atenciosamente,Assessoria de Imprensa Detran-SP
Agora, leia a mensagem original, com a queixa:
Monica
Documento retido ilegalmente
Fiz o pagamento do licenciamento antecipado de meu carro, comprado zero Km em 2009. Isento, portanto da inspeção veicular naquele ano. No entanto recebi do Detran por Sedex, pelo qual paguei R$11, não os documentos de licenciamento de 2010, mas, sim, uma papeleta, informando que o licenciamento estava bloqueado por falta de inspeção veicular em 2009.
Ora, o Detran tem o cadastro do veículo, e sabe que foi comprado, zero, em 2009. Por interesse em receber o dinheiro do licenciamento antecipado, ou por desorganização, o órgão não informa se há bloqueio por conta da falta de inspeção; diz, somente, que não há multas nem IPVA pendentes que impeçam o licenciamento.
Agora, dizem que terei de ir ao Detran, na Avenida do Estado, "regularizar a situação". É um abuso! Em anexo, envio o envelope do sedex, com a etiqueta de endereçamento e placa do carro.
O serviço "Escreva ao diretor do Detran", no respectivo site, simplesmente não me deu resposta.
Já paguei, inclusive, a taxa de inspeção de 2010. Peço a interferência da Folha, e o alerta aos demais leitores e ao Detran, porque isso deve estar acontecendo com outros veículos.
Abaixo, a réplica da leitora:
At: Solange Magalhães
RE: Reclamação Detran / Monica
De: Monica

Enviada: sábado, 30 de janeiro de 2010 17:16:56

Para: cidadesua@grupofolha.com.br Cco: 1 anexo Detran.jpg (471,0 KB)

Cara Solange, Em que pese a eficientíssima ação da Folha, creio que a pessoa que leu minha mensagem, por vocês repassada, fê-lo distraidamente, ou tem dificuldade de compreensão de texto. Eu escrevi, e comprovo, mediante anexo, com a imagem do envelope de postagem do Sedex, onde constam a placa do carro e o a etiqueta de postagem, que a resposta do Detran é inconsistente.

Postado em 6/1/2010, e não 26/1, como afirma o Detran, dentro dele veio a seguinte mensagem (também anexa ao envelope), no lugar dos esperados documentos:

"Prezado usuário": "Esta notificação objetiva informar V. Sa. que o seu documento anual de licenciamento, solicitado por intermédio do SISTEMA ELETRÔNICO disponível em sua agência bancária, não pôde ser emitido e postado em razão do surgimento (sic) restrição referente a seu veículo ou falta de Inspeção Ambiental Municipal. Solicitamos que V.Sa. procure imediatamente o DETRAN ou CIRETRAN de registro de seu veículo, para tomar conhecimento da pendência existente, portando os documentos do automóvel e os comprovantes de recolhimento.Obs: Os pagamentos efetuados continuam válidos".

Agora, imagine meu prejuízo financeiro (sou profissional liberal) e desgaste emocional se obedecesse à recomendação do Detran de procurá-lo imediatamente. O Detran, com essa resposta absurda, demonstra que não tem controle do processo de bloqueio de licenciamento de veículos.

Se necessário, tenho, ainda, o demonstrativo do IPVA 2010, onde não consta nenhuma pendência, nem mesmo de multas. Se é assim que José Serra governa São Paulo, imagine-se como conduzirá o Brasil, se eleito...

Atenciosamente,

Outro caso, que chega a ser engraçado, é o de uma reclamação feita ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo - aqui, não uma ouvidoria surda, mas desatenta, desleixada, e de métodos retrógrados.
Re: Fale Conosco - CREMESP
Prezado(a) Senhor(a),
Reportando-nos ao seu e-mail, e em atendimento a deliberação da Diretoria deste Conselho, cumpre-nos solicitar que envie nova correspondência, via correio ou FAX, devidamente assinada, contendo seu nome completo, número do CRM, se for médico, bem como seu endereço para correspondência (Correio), pois só assim iremos atender à sua dúvida.
Informamos que deverá se reportar à Rua da Consolação, 753 – CEP 01301-910 – FAX: 3231 1745.
Esclarecemos ainda, que o não atendimento a esta solicitação, referida (sic) Consulta será desconsiderada.
Na oportunidade, apresentamos nossos protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Seção de Consultas
Minha réplica:
Prezados senhores, não obedecerei à ditadura da burocracia, do Cremesp, contra a qual não há argumentos.
Fax é um anacronismo, e o e-mail é considerado, em juízo, prova válida, visto que identificável a sua procedência.
No e-mail, que pelo jeito, não leram, ou têm dificuldade em compreensão de textos, há uma consulta, apenas: pode um PS atender pacientes em público, em situações normais? O que mais querem? Não conseguem se adaptar aos tempos modernos, rever procedimentos, facilitar a vida de pessoas que perdem tempo reclamando a instâncias mais políticas do que realmente interessadas na saúde da população?
O CRM não dita a lei. A jurisprudência diz que e-mail é válido como prova. Há outras instâncias consultadas, o jornal, a insensível ouvidoria do HC, e outro e-mail enviado a vocês, com cópia, ao jornal O Estado de S. Paulo e ouvidoria HC, com toda a documentação digitalizada.
Para sua ciência, processos judiciais já são digitalizados. Em meu primeiro e-mail, eu me identifiquei, com telefone, inclusive, perguntando se pode um médico atender a um paciente em público.
A resposta a tal questão não requer nenhum procedimento burocrático, nem "faxes" reminiscência tecnológica dos anos 2000. Acordem, senhores, estamos em 2010! É mera consulta!!!
Enquanto fazem suas ridículas exigências burocráticas e arbitrárias, a população sofre. Mas, e daí, não é? Seguem, anexos, as receitas do HC, com CRM , nome e assinatura. Tem também dois filmes da ocorrência. Como vou mandar-lhes um filme via fax?
Estão anexados os vídeos do PS do HC. Assistam-nos, se houver interesse.
Nas Lojas Americanas, a ouvidoria só atendeu após cutucada pelo jornal.
No Ministério da Saúde, um silêncio de cemitério. Idem para a ouvidoria da Secretaria da Saúde de São Paulo.
A empresa Geom diz: em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail plenna@plenna.com.br. Escrevi a eles, mas a resposta escafedeu-se.
Tecban-Tecnologia Bancária, dos caixas Banco 24 Horas: Pedi informações para uma matéria, e responderam perguntando para quando e qual o assunto. Nunca mais se manifestaram.
As ouvidorias ou assessorias de imprensa que funcionam decentemente, por mim testadas, são do Exército, Ministério da Defesa, FAB, Marinha do Brasil, Receita Federal, ministérios Público Federal e Estadual.
Dica: Geralmente, as mensagens são enviadas através dos sites das empresas, e, às vezes, quando você terminou de escrever e clica em enviar, aparece uma mensagem de erro, e você, furioso, perde tudo o que havia escrito. Evite esse dissabor clicando com o botão direito do mouse em selecionar, e copiando o texto. Caso dê erro, é só colar na caixa de diálogo (ou monólogo?).
Boa sorte, e que se as ouvidorias não te ouvirem, pelo menos "Deus te ouça". Mais uma da série "Surdouvidorias": Reclamei no site da Sabesp (Companhia de Águas e Esgotos de São Paulo) a respeito de uma conta ilegível, e um ouvidor me telefona, hoje, dizendo que o imóvel, embora esteja de fato localizado na Zona Oeste, pertence "administrativamente" à Zona Centro, e me pediu para fazer nova reclamação, dirigida àquela ouvidoria.
Eu retruquei: -Escute, vocês decidem que a Zona Oeste pertencem ao Centro, e eu é que tenho de fazer nova reclamação? O trabalho que o sr. teve em me telefonar, poderia ter sido feito para reencaminha a queixa à Centro. Faça-o, por favor, o sr. mesmo. Ele acatou o argumento, claro...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Coolest orb / O corpo celeste mais frio

Um grupo internacional de astrônomos usando vários telescópios descobriu o que aparenta ser o mais frio corpo do tipo estelar conhecido, uma anã marrom, denominada SDSS1416+13B.

A tênue bola de gás tem no máximo 400 graus Fahrenheit (200 graus Celsius).

O Telescópio Espacial Spitzer da NASA ajudou a a detectar a temperatura do objeto observando-o em um espectro particular de luz chamado mid-infrared, que se traduziria por infravermelho intermediário.

Pequenas demais para ser estrelas, as anãs marrons têm massa menor que a das estrelas, porém maior que a de planetas gasosos gigantes como Júpiter. Devido à sua baixa temperatura, esses objetos são muito apagados no espectro de luz visível, e são detectados por seu brilho em comprimentos de onda infravermelho.

Elas eram originalmente chamadas "anãs marrons " muito antes de qualquer uma ser descoberta de verdade, para descrever corpos que eram mais frios, apagados e mais avermelhados que as estrelas "anãs vermelhas", com a cor marrom representando uma mistura de vermlho e preto.

An international team of astronomers using several telescopes has discovered what appears to be the coolest star-like body known, a brown dwarf called SDSS1416+13B.

The dim ball of gas is roughly 400 degrees Fahrenheit (200 degrees Celsius). NASA's Spitzer Space Telescope helped nail down the temperature of the object by observing at a particular range of light called mid-infrared.

Too small to be stars, brown dwarfs have masses lower than stars but larger than gas-giant planets like Jupiter. Due to their low temperature, these objects are very faint in visible light, and are detected by their glow at infrared wavelengths.

They were originally dubbed "brown dwarfs" long before any were actually discovered, to describe bodies that are cooler, fainter and redder than "red dwarf" stars, with the color brown representing the mix of red and black.

Efeito Orloff

Um mexicano protesta na Cidade do México.
Alguém se recorda do Efeito Orloff (Eu sou você amanhã)?
Essa imagem, diante do vendaval censório que assola a América Latina, Brasil inclusive, me impressiona.
A man protests during a march in Mexico City.
Some years ago, there was a TV ad in Brazil called the Orloff Effect ( I am you tomorrow).
This image, in the middle of the censory cyclone that sweeps Latin America, Brazil included, worries me.

UN brutality / Brutalidade da ONU

Um policial da ONU desamarra as mãos de um garoto apanhado ao participar de um saque no centro de Porto Príncipe, Haiti.
A U.N. police officer unties the hands of a boy who took part in looting in downtown Port-au-Prince, Haiti.

Tourada Oriental / Oriental Bullfighting

Um lutador de artes marciais, vestindo um traje do tipo tigre, luta com uma vaca, num show chamado "oriental bullfighting" (tourada oriental) , em comemoração ao vindouro Ano-Novo Chinês, em Jiaxing, província de Zhejiang.
A martial arts performer wearing a tiger-like costume wrestles with a cow during a show called "oriental bullfighting" to celebrate the upcoming Chinese New Year in Jiaxing, Zhejiang province.

Na veia

Nada que uma um bom e relaxante trago de cachaça 51 não resolva. Na veia, então...

Homeopatia, o teste da verdade























Homeopatia: Às 10h23 de domingo, provaremos que há centenas de céticos a respeito da homeopatia pelo Reino Unido com uma porção de pílulas, prontos para tomar uma overdose.
Martin Robbins explica por que é um deles.
A empresa Boots vende medicamentos homeopáticos, embora admita que não há motivos para acreditar que são clinicamente eficazes.
"Amanhã, pretendo viajar ao centro de Londres, onde tomarei uma enorme overdose - em público – consumindo uma caixa inteira de comprimidos."
"Eu não estarei sozinho. Estarei acompanhado de várias centenas de pessoas em londres e mundo afora que também tomaram superdosagens. Nenhum mal nos advirá porque as pílulas são homeopáticas, e portanto não contêm ingredientes ativos, apenas açúcar".
"Esta é a campanha das 10h23 e nosso objetivo é demonstrar ao público, da maneira mais enfática possível, que esses comprimidos, vendidos a consumidores pobres por empresas como a Boots contêm, literalmente, nada".
A Boots vende medicamentos homeopáticos embora admita não haver motivo para crer que são clinicamente eficazes. Uns poderão dizer que a homeopatia é inofensiva, mas isso simplismente não é o caso. As cápsulas em si podem ser inócuas, mas seu impacto na saúde pública pode ser tóxico.
Quando o governo britânico despeja mais de 4 milhões de libras dos contribuintes em homeopatia anualmente, e grandes farmacâuticos estocam suas poções mágicas, isso acaba legitimando a indústria, sugerindo que de alguma forma os homeopatas equivalem aos médicos de verdade.
As consequências disso podem ser desastrosas, seja o suicídio de um paciente que deveria estar tomando antidepressivos, ou a demora no real tratamento de doenças sérias, ou um viajante carregando comprimidos antimaláricos que não funcionam.
O projeto online "What's the harm?" (Qual é o mal?) enumera várias pessoas prejudicadas por homeopatas iludidos o suficiente para acreditar que estavam oferecendo verdadeiro aconselhamento médico.
Tem havido um constante número de mortes, como "A Srª A", que faleceu após um homeopata dizer-lhe que ela não necessitava tomar seu remédio para o coração, ou o bebê de seis meses que morreu após um de seus pais, homeopata, haver negado permissão para que ele recebesse medicamentos convencionais, alopáticos. Homeopatas sêniores dizem que este tipo de ocorrência é raro, mas investigações tendem a contradizê-lo.


Aventureiros homeopatas iludidos estão abrindo clínicas e conduzindo projetos de pesquisas em locais como aTanzânia, apregoando ser capazes de tratar a Aids e dizendo que drogas antirretrovirais são "do mal", conduta que estima-se ser responsável por mais de 330 mil mortes na África do Sul. É claro que homeopatas britânicos ficam felizes em prover o que acreditam ser provas científicas da eficácia da homeopatia, mas quando examinadas minuciosamente, tais evidências logo caem por terra.
A Associação Homeopática Britânica enumera vários estudos em um documento no seu site, dizendo ter evidências em favor da homeopatia, e ainda assim, muitos dos estudos citados não o fazem.
Pegando um exemplo aleatório, a quinta citação, uma revisão de Cochrane, conclui que "As evidências atuais não suportam um efeito preventivo de medicamento similares a Oscillococcinum na influenza e síndromes assemelhadas." E ainda assim, a BHA citas isso como uma evidência a basear a eficácia da homeopatia na gripe.

Um homem conversou com um farmacêutico, explicando-lhe que estava comprando comprimidos para participar de uma overdose homeopática. O farmacêutico admitiu não fazer ideia do significado de homeopatia, não soube responder se funcionava ou não, mas ficou feliz em vender-lhe seis caixas. A Homeopatia não produz efeitos maiores que os placebos, é uma ameaça à saúde pública e um escoadouro dos limitados recursos do Sistema Nacional de Saúde (NHS).
Trata-se de medicina curandeira do século 18, consistindo em rituais mágicos praticados por deluded, cargo-cult "doutores" that has no place in government thinking, and it should not be endorsed by the registered pharmacists who are at the frontline of public health in the UK. Já que o Comitê de Ciência da Câmara dos Comuns prepara-se para submeter seu relatório sobre homeopatia ao governo, este é o momento de todos os que acreditam na medicina com bases científicas marcarem posição e esclarecer o assunto. Por favor, acompanhe-nos em nosso próximo evento, às 10h23 GMT. 
   
Martin Robbins escreve para The Lay Scientist. 



Homeopathy: At 10:23 on sunday we will prove there is nothing in it.
Hundreds of homeopathy sceptics around the UK are stocking up on pills ready to take overdoses at 10:23 tomorrow. Martin Robbins explains why he is one of them.


Boots sells homeopathic remedies even though it admits there's no reason to believe they are clinically effective.


Tomorrow, I plan to travel to the centre of London where I will take a huge overdose – in public – consuming an entire bottle of pills.


I will not be alone. I'll be joined by several hundred others in London and around the world who will also be overdosing. No harm will come to us because the pills will be homeopathic, and therefore contain no active ingredient – just sugar.


This is the 10:23 campaign and our aim is to demonstrate to the public in the strongest way possible that these pills, sold to poorly customers by companies like Boots have, literally, nothing in them.


Boots for one sells homeopathic remedies even though it admits that there is no reason to believe they are clinically effective. Some may argue that homeopathy is harmless, but that simply isn't the case. The pills themselves may be ineffective, but their impact on public health can be toxic.


When the UK government ploughs more than £4m of taxpayers' money into homeopathy annually, and leading pharmacists stock their magic potions, it serves to legitimise the industry, to suggest that somehow homeopaths are on a par with real doctors.


The consequences of that can be disastrous, whether it's the suicide of a patient who should be taking antidepressants, delayed treatment for a serious illness, or a traveller packing "anti-malarial" pills that don't actually work.


The online "What's the harm?" project lists numerous people who have been harmed by homeopaths who were deluded enough to believe they were offering genuine medical advice.


There has been a steady trickle of deaths, such as "Ms A" who died after a homeopath informed her she did not need to take her heart medicine, or the six-month-old baby who died after his parents, one of whom was a practising homeopath, refused to allow him to be given conventional medicine.


Senior homeopaths claim that this sort of thing is rare, but investigations tend to show otherwise. Deluded homeopathic adventurers are setting up clinics and running research projects in places like Tanzania, claiming to be able to treat Aids and denouncing antiretroviral drugs as evil, behaviour that is estimated to have already been responsible for over a third of a million deaths in South Africa.


Shockingly, these sorts of activities are sanctioned and funded by at least one British homeopathic organisation, as revealed in the 2007 accounts of the registered charity the Homeopathic Action Trust and exposed by the blogger Gimpy.


Of course, senior homeopaths in Britain are happy to provide what they believe is scientific evidence for homeopathy, but when scrutinised, the evidence quickly falls apart.


The British Homeopathic Association lists numerous studies in a document on its website, claiming to offer evidence in favour of homeopathy, and yet many of the studies cited simply don't.


To pick a random example, the fifth citation, a Cochrane review, concludes that "Current evidence does not support a preventative effect of Oscillococcinum-like homeopathic medicines in influenza and influenza-like syndromes." And yet the BHA cites this as evidence supporting the effectiveness of homeopathy in flu.


Even where trials are cited that do produce a positive result, the result is qualified. The third reference, for example, is a trial reported in the BMJ that notes that the results are not sufficient to draw clinical conclusions from, and that more research would be needed. The remainder of the document, and the BHA's written evidence to parliament, is riddled with similar anomalies.


Indeed, the BHA seems to accept that the evidence is lacking. Its written submission to a Commons cross-party science committee investigation into homeopathy last year makes the point that, due to poor methodology, the papers included in its review can't be used to demonstrate clinical significance.


In a press release last year, the BHA described the number of good trials in homeopathy as "minuscule".


So not only have homeopaths been unable to produce good evidence that homeopathy works, but they've actually admitted to parliament that the quality of evidence they have is seriously lacking. This after 200 years of research.


No wonder then that Boots found itself in hot water last year after admitting to the science committee that it sells homeopathic remedies without having any evidence that they work.


Personally, I can't see how handing out treatments for which you admit you have no evidence can be compatible with being a registered pharmacist. And as campaign members buy their pills ahead of the mass overdose tomorrow, some of the stories we're hearing are downright disturbing. One man spoke to a pharmacist explaining that he was buying pills to take part in a homeopathic overdose. The pharmacist admitted to having no idea what homeopathy was, let alone whether or not it worked, but happily sold him six bottles.


Homeopathy does not work beyond placebo, it is a menace to public health and a drain on the limited resource of the NHS. It is an 18th century quack medicine consisting of magical rituals practised by deluded, cargo-cult "doctors" that has no place in government thinking, and it should not be endorsed by the registered pharmacists who are at the frontline of public health in the UK.


As the Commons science committee prepares to submit its report on homeopathy to the government, now is the time for everyone who believes in evidence-based medicine to stand up and make this crystal clear. Please join us at your nearest 10:23 event.


Martin Robbins writes for The Lay Scientist.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Palm sugar / Açúcar de palma / Jugo de palmera

A man crosses palms through a bamboo stick, as a makeshift bridge, to collect palm juice to be converted into sugar, in Ta Ches, Camboja.
Un hombre cruza entre dos palmeras con un palo de bambú como puente para recolectar el jugo de la palmera y convertirlo en azúcar en Ta Ches, Camboya.
Um homem cruza entre duas palmeiras por um bambu, como ponte improvisada para colher o suco de palma, a ser transformado em açúcar, em Ta Ches, Camboja.

Sukhoi T-50

O voo de estréia do caça russo de quinta geração é um sucesso.

“Após uma curta corrida, o caça de quinta geração decolou e subiu vertiginosamente,” disse uma fonte da base aérea em Komsomolsk-on-Amur, segundo a agência noticiosa russa Interfax.

O voo foi um sucesso, todos os sistemas funcionaram normalmente, disse a assessorial imprensa da empresa russa Sukhoi. Durou 47 minutos.

“Todos os objetivos foram atingidos no primeiro voo ,” disse a fonte. O voo deveria ororrer em 28 de janeiro, mas foi atrasado em 24 horas, pelas condições climáticas adversas.

Ainda não há detalhes específicos do avião. Especialistas dizem que tem excelente manobrabilidade, um avião furtivo multifuncional de alta potência.

Oito de 16 posições de mísseis ficam na fuselagem. A versão do Sukhoi T-50 PAK FA pode atacar alvos múltiplos, em terra e ar, simultaneamente.

A Força Aérea da Russia receberá suas primeiras unidades em 2015, e usará o Su-35 de geraçãof 4++ até lá. O Ministério da Defesa da Rússia já assinou contratos com a Sukhoi para a entrega de 48 caças 48 Su-35. A Índia planeja comprar 250 T-50 de quinta geração da Sukhoi.

Por enquanto, apenas os EUA têm uma versão de quinta geração completa do F-22. A Lockheed Martin trabalha atualmente numa versão mais leve – F-35.

A China também trabalha num avião similar aircraft, embora não se saiba quando o plano chines estará pronto. Mesmo a Rússia terá o Sukhoi PAK FA apenas em 2020, e a China ainda estará trabalhando em sua versão.

O primeiro voo de teste do Sukhoi T-50 mostrou que a Rússiaé um membro do clube que hoje tem apenas um sócio – os EUA.

A avião que fez o primeiro voo sob a marca registrada da quinta geração de caças foi equipada com motores da chamada geração de combate intermediária de aviões de combate 4++.

Esses motores são atualmente produzidos para os caças Su-35, embora o T-50 deva ser equipado com novos motores, mais poderosos. Ele não têm o radar, que um avião dessa classe deveria ter. O radar, ou o sistema de radares, está quase concluído – a antena de espectro organizado de fase ativa. O sistema está sendo atualmente testado em outro avião, revela o jornal a Pravda, da Rússia.

Nada se sabe sobre o equipamento bélico do novo jato. Foi dito apenas que que vários mísseis serão instalados dentro do avião durante o voo – de modo semelhante ao bombardeiro estratégico Tu-160. Esse detalhe tornará o avião ainda mais furtivo.

Como reportado anteriormente, poucas pessoas já viram o avião – projetistas, engenheiros, e oficiais superiores da administração russa. Não há fotos reais do Sukhoi PAK FA na Internet tampouco. Todas as fotos encontráveis na internet atualmente são falsas, disseram os especialistas russos que participam do projeto.

Dizem que o russo T-50 é bastante parecido com o americano F-22 Raptor.

Esta é a primeira foto do avião publicada.

Desempenho Estimado:

Dimensões (m):asa 14,2; S=78,8 m2- comprimento 22- altura 6,05 peso (kg):- máx 37.000- normal 26.000- vazio 18.500 de combustível (kg): 10.300 carga decombate (kg): - max 7500- AA max 2260 conformal.

Velocidade (km/h): máx 2.100; M2,0; Razão de subida 350 m/s Min 0 OVT- cruzeiro 1300

Altitude teto (m): 20.000, ou cerca de60.000 pés.

Alcance (km): 4000/5500 (2x2000kg) Supersônico: 2500.

Pista (m): 350 (w/o OVT) G-force (g): 10-11EPR: 0,05 m2.Wing overload (kg/m2): max 470 - normal 330.

Thrust-to-weight ratio:- max 0,84- normal 1,19.

Consumo: 2,55 kg/km.

Autonomia de vôo em tempo: 3,3 h.

Motor: AL-41F (117C nos primeiros protótipos). Empuxo 2x15500/2x9800 Compressor: diâmetro: 932mm, 3 steps- weight 1350 kg. Pressure increase 4,2-4,5. Life time 4000 h.TBO 1.500 h. Nozzle: weight: 380 kg. ângulo de desvio +-16 graus em qualquer direção, +-20 graus flat desvio de velocidade: 60 graus/seg.

Electronics:N050(?)BRLS AFAR/AESA. Armamento: Possivelmente dois canhões 30mm.Hardpoints: 10 (conf.), possible 2*4 external.

AL-31F /FN aircraft turbofan engine BRLS IRBIS-E

The maiden flight of Russia’s fifth generation fighter jet ended successfully.
“Having made a short run, the fifth generation jet took off and started ascending vigorously,” a source from the airbase in Komsomolsk-on-Amur told Interfax news agency.
The flight was a success, all systems worked normally, the press service of Russia’s Sukhoi design bureau said. The flight continued for 47 minutes.
“All the goals set for the first flight have been achieved successfully,” the source said. The flight was supposed to take place on January 28, but was delayed for 24 hours because of bad weather conditions.
There are still no specific details about the new plane. Experts only say that it is a highly maneuverable, multifunctional and powerful stealthy aircraft. Eight of 16 missile suspension points sit inside the fuselage. Sukhoi’s T-50 PAK FA can attack multiple air and ground-based targets simultaneously.
Russia’s Air Force will have first fifth generation fighter jets in 2015 and will use Su-35 of 4++ generation before that year. Russia’s Defense Ministry has already signed contracts with Sukhoi for the delivery of 48 Su-35 jets. India plans to buy 250 new T-50 fifth generation jets from Sukhoi in the future.
For the time being, it is only the USA that has a full-fledged fifth generation aircraft – F-22. Lockheed Martin currently works on a lighter version – F-35.
China also works on a similar aircraft, although it is not known when the Chinese plane is going to be ready. Even if Russia has Sukhoi PAK FA only in 2020, China will still be working on its version.
The first test flight of Sukhoi T-50 showed that Russia is a member of the club that currently has only one member – the USA.
The aircraft that performed the first flight under the trademark of the fifth generation fighter jet was outfitted with engines of the so-called intermediate generation of combat airplanes 4++.
These engines are currently produced for Su-35 fighters, although T-50 is supposed to have new, more powerful engines. It does not have the radar, which the plane of this class should have. The radar, or the system of radars, is nearly finished – the active phased antenna array. The system is currently being tested on another plane, Pravda.Ru reports.
Nothing is known about the battle equipment of the new jet. It was only said that several missiles will be placed inside the plane during the flight – similarly to the Tu-160 strategic bomber. This detail will make the plane even stealthier.
Like we reported before, only a few people have seen the new plane so far – designers, engineers and top officials of the Russian administration. There are no real pictures of Sukhoi PAK FA on the Internet either. All pictures that can now be found in the Internet are fake, Russian specialists participating in the project said.
Rumor has it that the Russian T-50 looks very much like USA’s F-22 Raptor.
This first photograph of the new plane have just been published.
Estimated Performance:
Dimensions (m):- wing 14,2; S=78,8 m2- length 22- height 6,05Weight (kg):- max 37000- normal 26,000- empty 18,500.Fuel (kg): 10,300Combat load (kg): - max 7500- AA max 2260 conformal.
Speed (km/h): max 2100; M2,0; Rate of climb 350 m/s Min 0 OVT- cruise 1300.
Maximum Altitude (m): 20,000, or nearly 60,000 ft.
Flight range (km): 4,000/5,500 (2x2000kg) Supersonic 2,500.
Runway (m): 350 (w/o OVT) G-force (g): 10-11EPR: 0,05 m2.Wing overload (kg/m2): max 470 - normal 330.
Thrust-to-weight ratio:- max 0,84- normal 1,19.
Fuel rate: 2,55 kg/km.
Flight time: 3,3 h.
Engine: AL-41F (117C on first prototypes).Thrust 2x15500/2x9800 Compressor: diameter 932mm, 3 steps- weight 1350 kg
Pressure increase 4,2-4,5 Life time 4000 hours.
Overhaul life 1,500 hours. Nozzle: weight: 380 kg. Deviation angle +-16 deg in any direction, +-20 deg flatdeviation speed: 60 deg/sec.
Electronics:N050(?)BRLS AFAR/AESA. Armament: likely 2x30mm gun.
Hardpoints: 10 (conf.), possible 2*4 external.
AL-31F /FN aircraft turbofan engine BRLS IRBIS-E
El Sukhoi T-50, el primer avión militar de origen ruso desde el desplome de la Unión Soviética en 1991, es una realidad.
"Todos los objetivos marcados para su primer vuelo han sido conseguidos con éxito", dijeron fuentes de la base de Komsomolsk-on-Amur a la agencia Interfax.
Este avión multiusos es también el primer cazabombardero invisible ruso. El aparato, de quinta generación, servirá en activo a partir de 2015, aunque ello no supondrá la retirada de los Su-35 de cuarta generación.
Según 'Pravda', el ministerio de Defensa ruso tiene pensado adquirir 48 nuevos Su-35; mientras que la India pedirá unos 250 nuevos T-50 a Sukhoi en el futuro.
Sukhoi es la principal compañía armamentística rusa con una cuota de una cuarta parte del mercado. El sector mueve 7.400 millones de dólares anuales, según 'New York Times'.
La nueva 'joya' de la aviación rusa, que voló 47 minutos en su debut, ha sido comparado con el caza 'invisible' de Lockheed Martin: el F-22 Raptor estadounidense. Este avión, heredero de la Guerra Fría, ha sido
víctima de los recortes presupuestarios del presidente americano Barack Obama.
El F-22, el primer -y único hasta ahora- avión de quinta generación, voló por primera vez en 1997. El fin de la Guerra Fría por combates de guerrillas como los de Afganistán o Irak propiciaron el recorte presupuestario estadounidense: El secretario de Defensa, Robert Gates, pidió limitar la flotilla de F-22 a 187 aparatos, en vez de los 243 previstos a corto plazo, y aumentar de 14 a 30 la compra de cazabombarderos F-35, aún en pruebas y también de Lockheed Martin.
Según 'Bloomberg', el F-22, cuya cancelación pone en peligro 95.000 puestos de trabajo, es el caza estadounidense más caro de la historia. Los últimos cuatro cazas producidos en 2009 costaron 196 millones de dólares en total, aunque algunos críticos apuntan que los costes reales, incluidos los de desarrollo e investigación, superan los 350 millones por avión.
Estimated Performance: Dimensions (m): wing 14,2; S=78,8 m2Llength 22- Height 6,05Weight (kg): Max 37,000- Normal 2,6000- Empty 18,500.Fuel (kg): 10300.Combat load (kg): max 7500.
AA max 2260. Conformal Speed (km/h): max 2100; M2,0. Rate of climb 350 m/s.
Min 0 OVT cruise 1300. Maximum Altitude (m): 20,000, or nearly 60,000 ft.
Flight range (km): 4000/5500 (2x2,000kg). Supersonic 2500.
Runway (m): 350 (w/o OVT)
G-force (g): 10-11.EPR: 0,05 m2.Wing overload (kg/m2): max 470 - normal 330.
Thrust-to-weight ratio:- max 0,84- normal 1,19.
Fuel rate: 2,55 kg/km. Flight time: 3,3 h. Engine: AL-41F (117C on first prototypes).
Thrust 2x15500/2x9800. Compressor: diameter 932mm, 3 steps- weight 1350 kg.
Pressure increase 4,2-4,5.
Life time 4000 hours. Overhaul life 1,500 hours. Nozzle: weight: 380 kg. Deviation angle +-16 deg in any direction, +-20 deg flatdeviation speed: 60 deg/sec.
Electronics:N050(?)BRLS AFAR/AESA. Armament: ? 2x30mm gun.Hardpoints: 10 (conf.), possible 2*4 external.
AL-31F /FN aircraft turbofan engine BRLS IRBIS-E