Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Jupiter in Infrared from Hubble | Jupiter visto pelo Hubble em infravermelho


Jupiter parece um pouco diferente sob luz infravermelha. Para melhor compreender os movimentos da nuvens de Jupiter e ajudar a espaçonave robótica Juno da NASA a entender isso, o Hubble está sendo direcionado para fotografar regularmente todo o gigante joviano. 

As cores de Jupiter quando são monitoradas vão além da faixa de alcance normal da visão  humana, de forma a incluir as frequencias de luz ultravioleta e infravermelho. Nesta foto, em 2016, três faixas de luz proxima ao infravermelho foram digitalmente redesignadas em uma imagem  mapeada colorida. 

Jupiter parece diferente em infravermelho em parte porque a quantidade de luz solar refletida de volta é distinta, dando a nuvens de diferentes alturas e latitudes intensidades de brilho discrepantes. 

Não obstante, muitas caracteristicas familiares de Jupiter permanecem, inclusive as zonas de luz e os cinturões escuros que circundam o planeta próximo ao equador, com a Grande Mancha Vermelha embaixo, à esquerda, e os sistemas de tempestades de colar de perolas ao sul da Grande Mancha Vermelha. 

Os polos brilham porque a bruma a grande altitute lá existente é energizada pelas particulas carregadas da magnetosfera de Jupiter. A Juno completou agora 10 das 12 orbitas cientificas planejadas de Jupiter, e continua a registrar dados que estão ajudando a humanidade a compreender não só o clima de Jupiter, mas também o que há sob suas espessas nuvens.

Tradução de Luiz M. Leitão da Cunha

Jupiter looks a bit different in infrared light. To better understand Jupiter's cloud motions and to help NASA's robotic Juno spacecraft understand the Hubble Space Telescope is being directed to regularly image the entire Jovian giant. 

The colors of Jupiter being monitored go beyond the normal human visual range to include both ultraviolet and infrared light. Featured here in 2016, three bands of near-infrared light have been digitally reassigned into a mapped color image. 

Jupiter appears different in infrared partly because the amount of sunlight reflected back is distinct, giving differing cloud heights and latitudes discrepant brightnesess. 

Não obstante, muitas caracteristicas familiares em Jupiter permanecem, inclusive as zonas de luz e cinturões escuros que circundam o planeta proximo ao  equador, com a Grande Mancha Vermelha embaixo, à esquerda, e os sistemas de tempestades colar de perolas ao sul da Grande Mancha Vermelha. 

Os polos brilham devido à bruma a grande altitude lá e energizada por particulas carregadas da magnetosfera de Jupiter. A Juno  completou agora 10 de 12 orbitas cientificas planejadas ao redor de Jupiter e continua a registrar dados que estão ajudando a humanidade a compreender não só o clima de Jupiter, mas também o que há sob suas espessas nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário