Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Uma super supernova 750 bilhões de vezes mais brilhante que o Sol


Astrônomos descobriram a mais brilhante explosão estelar de todos os tempos, uma super supernova cujo brilho supera facilmente o de toda a Via Láctea.

Uma equipe internacional  revelou “a mais potente supernova já observada na história da humanidade”. Os astrônomos utilizaram uma rede de  telescópios ao redor do mundo para identificar a supernova recordista, no ano passado.

Acredita-se que supernovas superluminosas — explosões estelares excepcionalmente brilhantes — sejam raras. A supernova recém-descoberta é especialmente rara: Ela tem o dobro da luminosidade de qualquer outra supernova até hoje observada, inclusive as recordistas anteriores.

No auge do seu brilho, acredita-se que ela seja 20 vezes mais luminosa do que toda a Via Láctea junta. Segundo algumas estimativas, ela seria 50 vezes mais brilhante.

Em seu auge, ela é 570 bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol.

O autor principal do estudo, Subo Dong, da Universidade da China em Pequim disse que, quando se deu conta da magnitude da descoberta, no início do ano, "ficou tão excitado que não conseguiu dormir pelo resto da noite.” Inicialmente, o pesquisador Benjamin Shappee, da Carnegie Institution for Science em Pasadena, Califórnia, não acreditou nos resultados, que pareciam “surreais.”

“É por causa de descobertas como esta que sou astrônomo,” disse Shappee em um e-mail. “A Natureza é extremamente inteligente e, frequentemente, mais imaginativa do que nós.”

Designada ASASSN-15lh  devido à All-Sky Automated Survey for SuperNovae (Pesquisa Celeste Total Automatizada de SuperNovas), sigla que se pronuncia “assassin (assassina),” a mega explosão está localizada em uma galáxia situada à provável distância de 3,8 bilhões de anos-luz. Não se sabe exatamente qual é a galáxia. E há também outras charadas.

“O mecanismo da explosão e a fonte dessa força ainda estão envoltos em mistério porque todas as teorias conhecidas enfrentam sérios desafios para explicar a imensa quantidade de energia irradiada por ASASSN-15lh,” disse Dong.

O próximo passo para os cientistas é identificar sua incrível fonte de energia. Pode haver outras super supernovas como esta por aí. Há outros observatórios estudando o caso, inclusive algumas espaçonaves da NASA. O Telescópios Espacial Hubble também será utilizado para isso neste ano.

Dong disse que ASASSN-15lh “poderá levar a uma nova maneira de pensar e a novas observações de toda a classe de  supernovas super luminosas.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário