Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O Hubble descobre uma espiral com um estranho comportamento


Apesar da sua aparência discreta, a galáxia com a borda voltada para fora captada na metade esquerda desta imagem obtida através do Hubble é, na verdade, bastante notável.
Localizada à distância de, aproximadamente, um bilhão de anos-luz na constelação de Eridani, esta impressionante galáxia — chamada LO95 0313-192 — tem uma forma espiral semelhante à da Via Láctea. Tem um grande bulbo central e braços salpicados de gás brilhante incandescente mosqueados por delgadas trilhas de poeira escura. Sua companheira, situada à direita do quadro, é tecnicamente denominada [LOY2001] J031549.8-190623.
Jatos, explosões de gás superaquecido quase à velocidade da luz, são de há muito associados aos núcleos de distantes galáxias elípticas gigantes, e a galáxias em processo de fusão. Entretanto numa descoberta inesperada, astrônomos encontraram LO95 0313-192, que, embora se imagine ser uma galáxia espiral, ela apresenta intensos jatos de ondas de rádio saindo de seu centro. A galáxia parece ter duas ou mais regiões que também estão emitindo intensamente na faixa de rádio do espectro eletromagnético, o que a torna ainda mais rara.
A descoberta desses jatos gigantescos, em 2003 — não visiveis nesta imagem, mas indicados nesta composição anterior do Hubble — foi seguida da descoberta de três outras galáxias espirais contendo jatos de emissão de rádio em anos recentes. Esta crescente classe de espirais incomuns continua a levantar importantes questões sobre como os jatos são produzidos no interior das galáxias, e como são atirados para o cosmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário