Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A nebulosa planetária Hen 2-437


Nesta fotografia  cósmica, as incrivelmente  simétricas asas de Hen 2-437 aparecem em um magnífico tom azul gélido. Hen 2-437 é uma nebulosa planetária, um dentre os cerca de 3.000 desses objetos que  sabe-se existirem na Via Láctea.
Localizada na esmaecida constelação  Vulpecula (A Raposa), Hen 2-437 foi identificada pela primeira vez em 1946, por Rudolph Minkowski, que depois também descobriu a famosa e igualmente bela M2-9 (também conhecida como Nebulosa do Jato Duplo).
Hen 2-437 foi acrescentada a um catálogo de nebulosas planetárias mais de duas décadas depois, pelo astrônomo e astronauta da NASA Karl Gordon Henize.
Nebulosas planetárias como Hen 2-437 formam-se quando uma velha estrela de pouca massa — como o Sol — chega ao estágio final de sua vida. A estrela se incha, tornando-se uma gigante vermelha, para depois projetar suas camadas gasosas externas em direção ao espaço. 
A estrela propriamente dita então encolhe lentamente, formando uma anã branca, enquanto o gás expelido é lentamente comprimido e levado para fora por ventos estelares. Como se vê nesta imagem de notável beleza, Hen 2-437 é uma nebulosa bipolar — o material ejetado pela estrela em colapso se espalhou pelo espaço, criando os dois lobos azul gélido aqui mostrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário