Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

A Terra é formada por dois planetas


A Terra, na verdade, foi formada por dois planetas que se juntaram em uma colisão frontal tão violenta que levou à formação da Lua, concluíram cientistas.
Inicialmente, acreditava-se que a Lua fora criada quando um planeta menor, chamado Theia, esbarrou na terrra e se partiu, atirando ao espaço um pedaço menor, que foi atraído pela gravidade da Terra.
Mas, se isso tivesse mesmo acontecido, a Lua teria uma composição química diferente da que tem a Terra, pois seria predominantemente formada por  Theia.
Entretanto após estudarem tochas lunares trazidas por astronautas das missões Apollo, cientistas daUniversidade da Califórnia descobriram que seus isótopos de oxygênio  são os mesmos que os encontrados na Terra.
Isso significa que a colisão entre Theia e a Terra primordial foi tão violenta que os dois planetas efetivamente se amalgamaram para formar um novo planeta, um de cujos pedaços foi expelido, formando a Lua.
“Nós não vemos qualquer diferença entre os isótopos de oxigênio da Terra e os da Lua; eles são indistinguíveis,” disse Edward Young, principal autor de um novo estudo e professor de geoquímica e cosmoquímica da UCLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário