Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Um súbito jato no cometa 67P | A Sudden Jet on Comet 67P


Lá vai ele! Uma impressionante demonstração de quão breves podem ser alguns jatos de cometas foi documentada no final de julho pela espaçonave robótica Rosetta, que orbita o núcleo do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. 

A animação aqui mostrada representa mudanças no cometa giratório com três quadros fixos iluminados.  Embora o primeiro quadro não mostre nada incomum, o segundo exibe um súbito e forte jato disparado da superfície de 67P, apenas 20 minutos depois, enquanto o terceiro quadro — registrado 20 minutos após este outro — mostra apenas um ligeiro remanescente do antes ativo jato. 

Quando os cometas se aproximam do Sol, podem gerar longas e belas caudas que se projetam através do Sistema Solar interno. O motivo pelo qual os jatos de cometa produzem essas cauas é ainda objeto de  pesquisas — auxiliadas por imagens como esta. 

Outra recente medição da Rosetta indica que a água na Terra não poderia ter vindo de cometas como 67P devido às significativas diferenças nas impurezas. O Cometa 67P  tem cerca de quatro quilômetros de diâmetro, orbita o Sol entre a Terra e Júpiter, e abriga a espaçonave Rosetta da ESA desde agosto de 2014. A Rosetta está atualmente programada para colidir lentamente com a superfície do Comet 67P no final de 2016.

Tradução de Luiz Leitão da Cunha

There she blows! A dramatic demonstration of how short-lived some comet jets can be was documented in late July by the robotic Rosetta spacecraft orbiting the nucleus of Comet 67P/Churyumov-Gerasimenko. 

The featured animation depicts changes in the rotating comet with three illuminating stills. Although the first frame shows nothing unusual, the second frame shows a sudden strong jet shooting off the 67P's surface only 20 minutes later, while the third frame — taken 20 minutes after that — shows but a slight remnant of the once-active jet. 

À medida que os cometas se aproximam do Sol, podem produzir longas e belas caudas que se projetam através do Sistema Solar Interno. Ainda estão sendo pesquisados os mecanismos pelos quais os jatos de cometas produzem essas caudas — com a ajuda de imagens como esta. 

Outra recente medição da Rosetta indica que a água da Terra não poderia ter vindo de cometas como 67P devido às  grandes diferenças de impurezas. O Cometa 67P  tem cerca de quatro quilômetros, orbita o Sol entre a Terra e Júpiter, e abriga a espaçonave Rosetta da ESA desde agosto de 2014. A Rosetta está atualmente programada para colidir lentamente contra a superfície do Cometa 67P's no final de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário