Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Earthrise, o "nascer-da-terra"


Todos nós terráqueos estamos acostumados a ver o nascer-do-sol e da Lua, mas como seria a Terra nascendo, da perspectiva de um observador situado na Lua?

O Sonda Orbital de Reconhecimento Lunar da NASA (LRO, na sigla em inglês) registrou, recentemente, uma imagem sem precedentes da Terra do privilegiado ponto de visão da espaçonave em órbita da Lua.

A imagem da Terra evoca a famosa foto da 'Bola de Gude Azul' tirada pelo astronauta Harrison Schmitt durante a missão Apollo 17, há 43 anos, que também mostrava com destaque a África."

Nesta  imagem composta, vemos a Terra parecendo nascer sobre o horizonte lunar, do ponto de vista da espaçonave, com o centro do nosso planeta próximo à costa da Libéria (4,04 graus Norte, 12,44 graus Oeste). A grande área marrom no alto, à direita, é o Deserto do Saara, e pouco além está a Arábia Saudita. 

As costas dos oceanos Atlântico e Pacífico da América do Sul  aparecem à esquerda. Na Lua, podemos ver ligeiramente a cratera Compton, que está localizada logo além da borda leste da Lua, na sua face oculta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário