Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Earthrise, o "nascer-da-terra"
Todos nós terráqueos estamos acostumados a ver o nascer-do-sol e da Lua, mas como seria a Terra nascendo, da perspectiva de um observador situado na Lua?
O Sonda Orbital de Reconhecimento Lunar da NASA (LRO, na sigla em inglês) registrou, recentemente, uma imagem sem precedentes da Terra do privilegiado ponto de visão da espaçonave em órbita da Lua.
A imagem da Terra evoca a famosa foto da 'Bola de Gude Azul' tirada pelo astronauta Harrison Schmitt durante a missão Apollo 17, há 43 anos, que também mostrava com destaque a África."
Nesta imagem composta, vemos a Terra parecendo nascer sobre o horizonte lunar, do ponto de vista da espaçonave, com o centro do nosso planeta próximo à costa da Libéria (4,04 graus Norte, 12,44 graus Oeste). A grande área marrom no alto, à direita, é o Deserto do Saara, e pouco além está a Arábia Saudita.
As costas dos oceanos Atlântico e Pacífico da América do Sul aparecem à esquerda. Na Lua, podemos ver ligeiramente a cratera Compton, que está localizada logo além da borda leste da Lua, na sua face oculta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário