Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A chuva de meteoros das Gemínidas


A chuva de meteoros das Gemínidas terá seu pico no período que vai da noite de 13  de dezembro até a manhã de 14 de dezembro. A frequência dos metoros pode chegar a 100 por hora, com inúmeras bolas de fogo visíveis no céu noturno. O melhor momento para observá-los  é pouco antes do alvorecer.

Como observar a chuva de meteoros das Gemínidas
A melhor oportunidade para observar a chuva de meteoros das Geminidas será durante as horas que precedem o alvorecer do dia 14 de dezembro.
Para máxima visibilidade, encontre um trecho de céu aberto, sem obstáculos – porque os meteoros das Geminidas vêm de todas as direções.
Deite-se no chão e olhe diretamente para o alto do céu escuro. Novamente, é importante ficar longe de luzes artificiais. Lembre-se, seus olhos podem levar até 30 minutos para se ajustarem à escuridão, portanto, dê-lhes tempo suficiente para isso.
Sobre as Gemínidas
As Gemínidas são pedaços de detritos de um objeto denominado 3200 Phaethon. Por muito tempo considerado um asteroide, Phaethon é atualmente  classificado como um cometa extinto. Basicamente, é o esqueleto rochoso de cometa que perdeu sua camada de gelo após várias aproximações do Sol. 
A Terra atravessa uma corrente de detritos de 3200 Phaethon anualmente, em meados de dezembro, a qual faz com que os meteoros voem da constelação de Gêmeos. Quando as Gemínidas  apareceram pela primeira vez, no começo do século 19, pouco antes da Guerra Civil nos EUA, a chuva era fraca e atraía pouca atenção. Não havia sinais de que ela um dia se tornaria uma grande visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário