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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Baterias flexíveis de íons de alumínio


Os smartphones poderão ser carregados em menos de um minuto, depois de cientistas da Stanford University terem inventado uma bateria de alumíniuo tão potente que poderá vir a revolucionar a indústria.
A nova bateria recarregável pode ir de zero a cem por cento de carga em uma fração do tempo que as atuais baterias levam para absorver energia suficiente para carregar totalmente um telefone, laptop or tablet.
Enquanto a bateria interna de um iPhone 6 leva cerca de duas horas para ser totalmente carregada, uma bateria de alumínio levaria apenas uns 60 segundos para chegar à carga plena.
E sua durabilidade é cerca de sete vezes maior que as de íons de lítio. Uma bateria tradicional pode ser  recarregada cerca de 1.000 vezes, enquanto a nova pode aguentar 7.500 ciclos.
Embora atualmente a nova bateria só produza metade da voltagem de uma bateria de lítio típica, os cientistas estão confiantes que conseguirão aumentar sua potência dentro dos próximos anos.
“Fora isso, nossa bateria tem tudo o mais que alguém pode desejar de uma bateria:  eletrodos baratos,  boa segurança, carga a alta velocidade, flexibilidade e longo ciclo de vida,” disse Hongjie Dai, Professor de química da Stanford University.
"Nós desenvolvemos uma bateria de alumínio recarregável que poderá substituir os atuais dispositivos de armazenamento,  como as baterias alcalinas, que são danosas ao meio ambiente,  e as de íons de lítio, que, às vezes, explodem em chamas.
"Milhões de consumidores usam baterias de 1,5-volt AA e AAA," disse. "Nossa bateria recarregável de alumínio gera cerca de dois volts of eletricidade. É mais do que quaqler um conseguiu com alumínio.
E a nova bateria de aluminio é bem mais ecologicamente correta e segura.
As baterias convencionais  alcalinas are são danosas ao meio ambiente, enquanto as de íon de lítio usadas em milhões de laptops e smartphones podem inesperadamente explodir em chamas, além de demorarem muito para ser recarregadas.
Algumas empresas aéreas não irão mais aceitar que passageiros portem dispositivos com baterias de lítio devido à sua volatilidade.
"Nossa nova bateria não pega fogo, nem se for perfurada,” acrescentou o Prof. Dai.
A bateria de íons de alumínio consiste em dois eletrodos e um anodo negativamente carregado, feito de alumínio, e um catodo de grafite, positivamente carregado, com um eletrólito  iônico líquido, dentro de uma bolsa flexível.
"O eletrólito é basicamente um sal, que é líquido à temperatura ambiente, portanto, é muito seguro, acrescentou o estudante Ming Gong, graduado por Stanford .
"Outra característica da bateria de alumínio é a flexibilidade. Ela pode ser entortada e dobrada, com uso  potencial em dispositivos eletrônicos flexíveis. Além disso, o alumínio é um metal mais barato do que o lítio."

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