Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ibis calvos migratórios


Durante mais de uma década o Dr Johannes Fritz vem utilizando um avião ultraleve para ensinar a aves ibis calvos do norte (Geronticus eremita) as rotas migratórias entre seus locais de alimentação de verão e inverno na Toscana e nos Alpes Alemães a Austríacos.




Cientistas descobriram que estes ibis se posicionavam em áreas que lhes proprocionavam uma vantagem aerodinâmica ao permitir-lhes aproveitar os movimentos giratórios do ar ascendente gerado pelas asas do pássaro à frente, segundo um estudo publicado na revista Nature. 

Para ele, isso parece ser um forte indício de que esta informação está profundamente enraizada no  DNA deles. De que outra forma poderiam eles saber que este é o melho meio de voar?.

O fato de eles simplesmente saberem como voar em formação "V" parece ser um forte indício que é parte de sua constituição genética, sem que tenham outro pássaro, pai ou mãe, ou um líder experiente, para  ensiná-los.Embora a formação em 'V' não proporcione ao pássaro da dianteira o mesmo ganho de eficiência, eles trocavam de posição regularmente, com um ganho para o grupo como um todo. 

Geoffrey Spedding, diretor do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica da Universidade do Sul da Califórnia, disse: Nós há anos imaginávamos se pássaros ao baterem asas poderiam economizar energia seguindo uns aos outros na direção certa. Esta trabalho traz a resposta, que é sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário