Esta notícia é interessante para os leitores verem como são praticados crimes contra pequenos proprietários de terras no Brasil. É coisa grande, brutal, desumana.
OPERAÇÃO PLUMA COMBATE A GRILAGEM DE TERRAS EM TRÊS ESTADOS
A Polícia Federal em Mato Grosso desencadeou hoje, 3, a Operação Pluma, cujo objetivo principal é coibir a prática de grilagem de terras da União e vários crimes vinculados a ela como os crimes contra a vida, a administração pública, o meio ambiente, corrupção, peculato, prevaricação, extorsão e ameaça.
Investigações levaram a uma organização criminosa, com ramificações em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, que utilizava diversos meios para obter terras a baixos custos e revendê-las posteriormente. Na investigação foram identificados os crimes: grilagem de terras da União, especialmente de áreas destinadas a reforma agrária e reserva indígena, formação de quadrilha armada, falsificação de documentos públicos, corrupção ativa e passiva, peculato, prevaricação, extorsão, usurpação de bens da união, crimes ambientais, lesões corporais e lavagem de dinheiro.
O grupo atuava de três formas distintas:
Grilagem de terras e extração de insumos vegetais da área da reserva indígena MARAIWATSEDE;
Expulsão de assentados de áreas já destinadas à reforma agrária e posterior emissão de títulos de domínio falsos, sempre com o claro intento de obter indenização do poder público pela desapropriação de áreas inexistentes;
Por fim, a promoção de temor entre pequenos e médios fazendeiros da região com dois objetivos distintos: a) Fazer pressão e extorquir estes produtores para que vendessem seus imóveis a preço bem inferior ao praticado no mercado, sendo estes revendidos a grandes empresários do Estado de Goiás por justo preço; b) comercializar serviços de segurança privada a serem realizados por pistoleiros e policiais militares lotados na região, neste último caso, por vezes, com o uso indevido de recursos humanos e materiais da corporação policial.
A área de atuação eram os municípios do “Vale do Araguaia”, destacando-se a atuação em Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, entretanto, também contribuíram para o fomento das atividades criminosas empresários, supostos policiais militares e pistoleiros do Estado de Goiás e financiadores do Distrito Federal, todos interessados nas vastas e producentes áreas de terra da região.
120 policiais cumprem 19 mandados de prisão temporária, 24 mandados de busca e apreensão e a determinação de seqüestro de bens e valores dos envolvidos.
Dentre os mandados de prisão estão sete servidores públicos, dentre os quais, seis são Oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso, sendo dois da Reserva e uma tabeliã. Dois são coronéis.
A Polícia Federal não divulgará os nomes dos presos.
BALANÇO PARCIAL DA OPERAÇÃO PLUMA
A Polícia Federal já prendeu até o momento 13 pessoas na Operação Pluma. Entre os presos, 5 são policiais militares e estão sob guarda do Comando da Polícia Militar de Mato Grosso. É o comando da PM que se encarregará da apresentação dos detidos para depoimentos e audiências, de acordo com o artigo 295 do Código de Processo Penal.
Tudo mentira, politicagem... titulos da RESERVA INDIGINA(MARAIWATSEDE), ESTA EM CIMA DE UMA FAZENDA COM REGISTRO TORRENS, DECRETO EM CIMA DE TITULOS EMITIDOS PELO GOVERNO. O PROBLEMA QUE ESTAO TIRANDO O DELES FORA, QUEM VAI PAGAR A IDENIZÃÇÃO DOS PRODUTORES QUE COMPRARAM ESSAS FAZENDAS. O GOVERNO? OU OS FAZEDEIROS QUE ELES ACUSAM DE GRILEIROS, BANDIDOS, CORRUPTOS.
ResponderExcluirA este anonimo que escreveu isso, ele ta enganado e tudo verdade!!!
ResponderExcluirBoa tarde!!!
Não sei por que esta coisas são noticiadas nos jornais e televisão , por que no fundo sabemos que isso não vai dar em nada, Em A... este cara que deve ser um dos cabeças disso tudo ai da operação pluma ou pelo menos um dos mais envolvido se chama W...Muito poderoso, ele é! tudo ele pode, mais quem sabe um dia a casa dele cai ne?! Aqui na politica ano passado ganhou com o dinheiro sujo, foi casado pelo juiz e promotor 02 vezes, mais ganhou no TRE, engraçado que tudo que é tipo de prova contra o cara tem até grapos telefonico contra ele e mesmo assim ele ganhou no TRE será por que??? Dinheiro??? isso não posso afirmar! mais e muito impressionante eu acho! mais é muito interesante né!!! pois tudo ele pode e passa por cima até de juiz e promotor! e destes desembargadores que votaram a favor!! Estes desembargadores não tem e nunca terão o meu respeito! Agora em relação a isso ai a aperação pluma ! Acho que vai ser igual na politica, se ele for indiciado, vão votar a favor dele !!!! ne???? será por que??? Vamos ficar na esperança que isso não ocorra !! mais e burrice ficar na esperança que ele um dia pague por alguma coisa!!! acho muito dificil isso acontecer pois o Dinheiro influencia com estes politicos corruptos contão muito ou tudo.
9 de Julho de 2009 17:54
N.do E.: O comentário foi editado, com a retirada dos nomes e palavrões, em respeito à política do blogue e à lei, porque se decisão judicial inocentou um acusado, pode-se discordar dela, mas não vale xingar juízes.
Deixadas somente as iniciais e retirados os palavrões, creio estar cumprindo a promessa de não fazer censura.
Das muitas punições, achei um das mais acertada para estes a apreenção ou seja (o segestro dos bens dos envolvidos) assim pensaram 10 vezes antes de tomar certa atitude. Até por que as pessoas que fazem isso são pessoas que nem se quer tem necessidade. ou seja tem dinheiro até pra causar danos em outras vidas como eses e outros.
ResponderExcluirAos policiais, que ganham para fazer justiça e não fazem assim como muitos outros digo tenho vergona de vocês.
A vocês que desempenharam a força tarefa e ainda desencandeiam assim como seus apoiadores "Parabens".
Lásaro