Esta incrível foto da NASA mostra o que parecem ser dunas esculpidas pelo vento na superfície de Marte.
Repare na simetria e semelhança das duas formas, de modo que parecem obra de algum ser inteligente.
A imagem da Mars Reconnaissance Orbiter mostrando as dunas, captada pelo HiRISE, Experimento Científico de Obtenção de Imagens de Alta Resolução, sugere que as estruturas podem ser de dunas de areia sopradas por potentes ventos da direção leste para oeste (da direita para a esquerda na foto).
Dunas parecidas existem na Terra, especialmente nos desertos como o de Gobi, na China, ou o Kara Kum, no Turcomenistão. Conhecidas como "dunas barchan", elas têm "chifres" no lado a favor do vento.
O Mars Reconnaissance Orbiter foi lançado em 2005 para investigar se a existiu água fuente na superfície de Marte por algum tempo significativo. Missões anteriores mostraram que houve água, mas não esclareceram se foi pelo tempo suficiente para haver vida.
As câmeras do equipamento são as maiores já utilizadas em uma missão de sobrevôo extraterrestre, e podem detectar objetos do tamanho de uma mesa de jantar, de uma altitude de 280 milhas da superfície de Marte. Uma proeza semelhante a enxergar uma mesa de jantar no Rio de Janeiro a partir de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário