Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 11 de abril de 2008

HAL

***************************************************************************************************
A empresa japonesa Cyberdyne fez a demonstração de um robô-traje, que o usuário literalmente veste.
Batizado de HAL , que significa Prótese Assistida Híbrida, essa espécie de esqueleto externo facilita os movimentos de pessoas idosas ou que tenham dificuldade de movimentação.
Seu inventor, Yoshiyuki Sankay, propôs às pessoas em volta que levantassem com o braço esquerdo a maior quantidade de sacos de arroz que conseguissem. Só foi possível elevar dois sacos com dez quilos cada.
Em seguida, o inventor colocou três sacos no braço do robô, que fora vestido por de seus assistentes, elevando 30 kg sem esforço.
O equipamento foi desenhado para ajudar pessoas com paralisia, e pesa de 15 a 24 kg, podendo ser usado em programas de reabilitação. Equipado com sensores que intuem os movimentos do corpo através de sinais nervosos emitidos pelo cérebro, o mecanismo incorpora elementos de biônica, eletrônica e robótica.

Um comentário:

  1. Olá Luiz

    Tive o prazer em dar uma olhada nos últimos posts, e muito apreciei as postagens que nos brinda.

    Essa em especial da "roupa"
    com sensores para ajudar pessoas que possuem paralisia,achei-a muito interessante, e torço para que o invento não fique restrito a um seleto número de pessoas, e se realmente tiver valia, que possa ser viabilizado para os que necessitam.
    abraços, votos de um bom final de semana

    ResponderExcluir