Nestlé, nessa marca você pode confiar!
Para os freqüentadores do blogue, a notícia da maquiagem de embalagens veio faz tempo, falava-se aqui da diminuição do tamanho das embalagens de vários produtos, sem a redução proporcional dos preços. Não se falou em marcas, foi uma crítica genérica baseada em observações do dia-a-dia, nada de especial, portanto. Agora, o Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça está processando em âmbito administrativo (não judicial) a multinacional Nestlé, acusada de fazer encolher o tamanho da embalagem de 44 produtos sem avisar os consumidores antecipadamente. É verdade que eles informam a redução nas embalagens, mas não dizem que os preços não foram reduzidos proporcionalmente, e isso está errado. Se for provada sua culpa, a Nestlé será multada em míseros R$3.000 por produto encolhido. É pouco para uma empresa deste porte, desse jeito, terá valido a pena, se for verdade, enganar os consumidores. Mas o ministério da Justiça precisa ir atrás dos outros maquiadores, é só dar uma olhada nas prateleiras dos supermercados.
Luiz,
ResponderExcluirO que ficou uma droga, foi o chocolate Nestlé, do qual mudaram a
fórmula para economizar matérias primas de qualidade, substituindo por
gordura vegetal, ingrediente comum nos chocolates de má qualidade. Um
dos melhores chocolates produzidos no Brasil, agora não tem gosto de
nada e ainda queima no estômago de quem tem gastrite. Para tapear os
consumidores, a Nestlé ainda fez uma nova embalagem para os chocolates
(que antigamente eram de 200g), onde a lista dos ingredientes fica
oculta sob a dobra do papel para que quem sabe que gordura vegetal no
chocolate é uma porcaria, não possa visualizar de imediato. Já entrei
em contato com o sac da Nestlé há vários meses, alertando do perigo de
"queimar" a marca mudando a fórmula e como diz o ditado: "Em time que
está ganhando, não se mexe". Mas pelo visto de nada adiantou.
Continuam empurrando este lixo para o mercado, até que a má fama se
espalhe. Aí para recuperar, muitos milhões terão de ser investidos em
propaganda.
Abraços,
John.
Outra coisa que está diminuindo é o tamanho das garrafas de cerveja long neck. Começa como se fosse uma vantagem para o consumidor e no final vão desaparecer comas garrafas de 350mL e deixar estas menores, como já tenho visto na europa.
ResponderExcluirE o preço não diminuiu.
Caro Francisco,
ResponderExcluirObrigado por informar sobre as cervejas, eu não sabia. O duro é sabermos que o governo não faz nada; quer dizer, dá essa multa michuruca, em vez de obrigar as empresas a voltar a adotar os tamanhos antigos.O governo é aliado das empresas, veja o caso da nova cobrança por minuto, é claro que o valor das contas vai subir.E ainda concederam um aumento de 2% no preço das ligações...