Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 26 de setembro de 2015

Eclipse lunar de Superlua



Uma assombrosa "superlua" vermelho-sangue irá projetar sua estranha luz sobre a Terra no começo da segunda-feira, criando uma atmosfera de  encantamento e receio por todo o planeta.
Para astrônomos amadores, será uma rara oportunidade de registrar um espetacular evento celestial que não ocorre há 30 anos - uma eclipse lunar com a Lua quase em seu ponto mais próximo da Terra.
Quando a Lua está em seu  "perigeu", sua mais curta distância em relação à Terra, de 226.000 milhas, parece ser 14% maior e é 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante.
A última vez em que isso coincidiu com uma eclipse lunar, quando a Lua é coberta pela sombra da Terra, foi em 1982, e  esse evento não se repetirá  antes de 2033.
Durante uma eclipse lunar, a Lua assume um tom vermelho-terra devido a fato de a luz solar ser espalhada pela atmosfera da Terra.
A atmosfera terrestre difunde mais luz azul, de forma que a luz que atinge a superfície lunar é predominantemente vermelha.
Observadores na Terra veeem uma Lua que pode ser cor de tijolo, terra, ou vermelho-sangue, ou, às vezes, cinza escuro, dependendo das condições atmosféricas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário