Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 2 de agosto de 2015

Breakthrough Listen

Um novo projeto, chamado Breakthrough Listen, é dirigido por Lord Rees, o astrônomo real, e apoiado pelo professor Stephen Hawking


O professor Stephen Hawking disse que é hora de nos empenharmos em encontrar a resposta para a existência de vida além da Terra, ao lançar um projeto de $100 milhões para procurar alienígenas intelligentes.
O astrofísico juntou-se a Lord Martin Rees, o astrônomo Real, e ao filantropo russo Yuri Milner, para anunciar o projeto na Royal Society, em Londres.
Os primeiros dez anos do programa irão pesquisar os 1.000.000 de estrelas mais próximas à Terra, vasculhando todo o plano da Via Láctea.
Além de nossa galáxia, ele irá escutar mensagens das 100 galáxias mais próximas em 10 bilhões de frequências diferentes.
“Para entender o universo, é preciso saber sobre átomos, s forças que os mantêm coesos, os contornos do espaço e tempo, o nascimento e morte de estrelas, a dança das galáxias, os segredos dos buracos negros. Mas isso não é o bastante", disse.

“Essas ideias não podem explicar tudo. Podem explicar a luz das estrelas, mas não as que brilham do planeta Terra. Para compreender essas luzes, é preciso saber sobre a vida, sobre mentes.
“Acreditamos que a vida surgiu espontaneamente na Terra. Então, em um universo infinito devem haver outrs ocorrências de vida.
“Em algum lugar do universo formas de vida  inteligentes podem estar observando as nossas luzes, cientes do que significam.
“De qualquer forma, não há melhor pergunta. É hora de nos empenharmos em encontrar a resposta para a vida além da Terra. Nós somos vida, somos inteligentes, temos de saber.”
O novo projeto, chamado Breakthrough Listen, é dirigido por Lord Rees e irá cobrir uma porção do céu 10 vezes maior do que a varrida por programas anteriores dedicados à busca por vida extraterrestre.
Os cientistas calculam que se uma civilização baseada ao redor de uma das 1.000 estrelas mais próximas transmitir para nós com o potência de um radar de avião, o novo conjunto deverá poder detectá-la.
“É uma grande aposta, sem dúvida, mas a recompensa seria enorme,” disseLord Rees, “A chance de descobrir vida aumentou um bilhão de vezes quando percebemos que planetas semelhantes à Terra não são raros, que há, literalmente, bilhões deles, em nossa galáxia.
“Não sabemos o que vamos ver, pode ser vida orgânica ou máquinas criadas por civilizações há muito tempo extintas, mas isso mudaria nossa visão do universo.”
O projeto unirá forças com o SETI@home, da Universidade da California, a inovadora plataforma de computação distribuída de Berkeley, com 9 milhões de voluntários em todo o mundo doando sua força livre de computação ociosa para procurar dados astronômicos de sinais de vida.
Colectivamente, ele já constitui um dos maiores supercomputadores do mundo.
Um dos líderes do projeto é Frank Drake, o primeiro astrofísico americano a calcular que a vida alienígena é inevitável, dado o tamanho do universo.
“Agora mesmo poderiam haver mensagens das estrelas passando pela sala, aravés de todos nós," disse Drake. "Isso ainda me dá um frio na espinha. A procura por vida inteligente é uma grande aventura. E o Breakthrough Listen está -lhe dando um grande impulso.
“Nós aprendemos muito nos últimos cinquenta anos sobre como procurar sinais do espaço. Com as iniciativas do Breakthrough, a curva de aprendizado deverá subir bastante.”
Milner, que recebeu seu nome em homenagem a Yuri Gagarin, o primeiro homem a subir ao espaço, disse estar empenhado em em trazer a abordagem "Vale do Silício" para procurar vida inteligente no Universo.
“Estamos lançando o mais abrangente projeto de buscas de todos os tempos,” disse. “O Breakthrough (Listen) coletará em apenas um dia mais dados do que os de todo um ano.”
Entretanto a equipe não tentará comunicar-se com civilizações alienígenas, mesmo se obtiverem sinais de sua existência.
O professor Hawking acrescentou: “Nada sabemos sobre aliens, mas sabemos sobre humanos. Se você olhar a história, o contato entre humanos e organismos menos inteligente foi frequentemente desastroso de seus pontos de vista.
“As civilizações que lerem uma de nossas menssages poderão estar bilhões de anos adiante. Se for assim, elas serão muito mais poderosas e pode não nos ver como algo pouco mais importante do que uma bactéria.
“A vida na Terra levou apenas quinhentos milhões de anos para evoluir, mas levou 2,5 bilhões de anos para chegar a organismos multicelulares,e a inteligência tecnológica surgiu apenas uma vez, portanto, pode ser muito rara.
“Quando evoluiu, só precisamos olhar pelo espelho para ver que pode ser frágil e propensa à autodestruição.”
Tradução de Luiz Leitão da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário