Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O asteroide 2014 UR116'


Um asteroide do tamanho de uma montanha, que cruza o caminho da Terra a cada três anos, foi descoberto por um cientista Russo.
Vladimir Lipunov,  professor da Universidade Estadual de Moscou, disse que a rocha espacial, denominada '2014 UR116', não representa um perigo imediato.
Mas avisou que ele poderia atingir a Terra, causando uma explosão 1.000 vezes maior que a do impacto do meteoro do tamanho de um ônibus que atingiu de surpresa a Rússia, em 2013. Aquele objeto entrou na atmosfera da Terra sobre a cidade de Chelyabinsk, resultando em uma série de fortes explosões que detroçaram vidraças e danificaram edificações em um raio de várias milhas.
O professor Lipunov disse ser difícil calcular a  órbita de grandes rochas como '2014 UR116' porque suas  trajetórias são constantemente modificadas pela atração gravitational de outros planetas.
Além disso, ele avisa que sua existência prova quão pouco os cientistas sebar sobre outros asteroides que podem causer danos ao nosso planeta.
"Nós precisamos rastrear permanentemente esse asteroide, porque mesmo um pequeno erro de cálculo pode ter sérias consequências," disse.
Dos  100.000 objetos próximos à Terra que podem cruzar a órbita de nosso planeta e são suficientemente grandes para representar algum perigo, somente cerca de 11.000 foram rastreados e catalogados até agora.
Entretanto a NASA avisou quet '2014 UR116' não irá passar perto o suficiente da Terra para ser considerado uma ameaça.
"Embora este asteroide de cerca de 400 metros tenha um período orbital de três anos ao redor do Sol e retorne periodicamente às vizinhanças da Terra, ele não representa uma ameaça porque sua trajetória orbital não passa sufficientemente perto da óbita terrestre," disse o Escritório do Programa Near Earth Object da NASA em uma declaração oficial.
A NASA disse que  modelos de computador mostraram que o asteroide não seria uma ameaça de impacto por ao menos 150 anos.

Entretanto, vale lembrar que a NASA não detectou a queda do asteroide em Chelyabinsk, em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário