Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Células-tronco contra a degeneração macular


Centenas de milhares de pessoas consideradas cegas têm agora uma nova esperança, após cientistas descobrirem células-tronco especiais no olho humano que podem ser modificadas para captar luz.
Pesquisadores da Universidade de Southampton descobriram um reservatório de células-tronco em uma área do olho chamada limbo corneano.
Eles provaram que, no meio ambiente certo, elas podem ser transformadas em células fotorreceptoras que reagem à luz.
Os cientistas têm a esperança de, ao implantarem as células-tronco cultivadas em um olho prejudicado, poderem reverter a cegueira.
Isso poderá representar a cura potencial para centenas de milhares de pessoas que sofrem de degeneração macular ou retinitis pigmentosa, ambas patologias causadas pela perda de células fotorreceptoras no olho.
E os pesquisadores ficaram maravilhados ao descobrir que as células existiam até mesmo no olho de uma pessoa de 97 anos, abrindo a possibilidade de que o tratamento possa funcionar em pessoas bem mais velhas.
“Essas células estão imediatamente acessíveis, e podem apresentar uma plasticidade surpreendente, o que as torna um atraente recurso de células para futuras terapias,” disse o professor Andrew Lotery, da Universidade de Southampton e Oftalmologista Consultor do hospital Geral de Southampton, que chefiou o estudo.
“Isso ajudará a evitar complicações com rejeições ou contaminação, porque as células retiradas do olho seria reimplantadas no mesmo paciente.
“Agora, são  necessárias mais pesquisas para desenvolver essa abordagem antes de essas células serem usadas em pacientes.”
A perda de células fotorreceptoras causa cegueira irreversível.
A degeneração macular relacionada à idade (AMD) é a principal causa de cegueira no mundo desenvolvido, afetando aproximadamente uma em cada três pessoas de 75 anos no Reino Unido.
Cerca de 513.000 pessoas estão no último estágio de AMD, e esse número deverá aumentar em um terço na próxima década, totalizando cerca de 700.000 casos em 2020.
Há quase dois milhões de pessoas no Reino Unido com perda de visão, aproximadamente uma em cada 30 pessoas.
Atualmente, não existe tratamento para a cegueira causada pela perda de fotorreceptores.
Até agora, os cientistas só demonstraram que o conceito funciona em laboratório e ainda irão implantá-las em um paciente humano. Mas eles têm boas esperanças de que as células poderiam ser retiradas de um paciente, cultivadas em laboratório, e  transplantadas de volta ao olho. Os testes clínicos deverão começar dentro de cinco anos.
"O estudo mostra que é possível cultivar células-tronco e fazer com que elas atuem como células sensíveis à luz, um grande passo adiante para ajudar pacientes com essas condições, como a degeneração macular relacionada à idade, nas quais as células fotossensíveis tenham sido danificadas.
"Essas células podem ser  retiradas de um paciente, modificadas e recolocadas nele - reduzindo o risco de rejeição, o que é animador.
"Temos esperanças de que a tecnologia de células-tronco ira mudar significativamente a forma de tratamento de pessoas com perda de visão durante a próxima década."

Nenhum comentário:

Postar um comentário