Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Laniakea

A Terra é agora considerada parte de um "super aglomerado" de 100.000 galáxias, chamado Laniakea

Isso significa que todo terráqueo é agora oficialmente cidadão de Laniakea, nome que quer dizer "céu imensurável" em havaiano.

O enorme "superaglomerado" tem cerca de 500 milhões de anos-luz de diâmetro, contém 100.000 galáxias, e sua massa equivale a cem quatrilhões de vezes a do Sol.

Os cientistas sabem que as galáxias não estão distribuídas aleatoriamente, mas, sim, reunidas em aglomerados.

Nas escalas maiores, as galáxias estão encadeadas como pérolas, formando "filamentos" brilhantes. Nas suas intersecções, eles formam enormes ''superaglomerados'' de galáxias cujo movimento é influenciado pela gravidade. A Via Láctea está situada próxima à borda de um desses superaglomerados, o primeiro a ter seu tamanho medido por astrônomos.  Em Laniakea, as galáxias fluem para dentro, rumo a uma região chamada o Grande Atrator, o equivalente a um grande vale gravitacional.

O dr. Brent Tully, da Universidade do Havaí em Honolulu, chefiou uma equipe de cientistas que mapearam as fronteiras de Laniakea com base em medições das velocidades de galáxias locais.
Os pesquisadores compararam o fluxo galáctico com o de água em uma paisagem de montanhas e vales, delineando a superfície externa de uma região onde o movimento em grupo de galáxias seria em direção ao interior.

Eles escreveram na revista Nature: ''Nós definimos um superaglomerado pelo volume dentro de uma superfície assim,  e desta forma estamos definindo o tamanho do nosso  superaglomerado, que chamamos Laniakea.''

Quatro superaglomerados vizinhos fazem fronteira com Laniakea, e são agora chamados ShapleyHérculesComa e Perseu-Peixe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário